3 de setembro de 2024
Nesta terça-feira, 3, na ESG Double Week do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi realizado o Painel 7: Contexto internacional de adoção das normas de sustentabilidade. O que está por vir?
O painel, com participações internacionais, trouxe a expectativa dos emissores das normas internacionais de contabilidade e sustentabilidade sobre adoção no Brasil, bem como, abordou as novas normas que serão incorporadas no relatório de sustentabilidade das empresas.
Participaram: Verity Chegar, membro do Board do International Sustainability Standards Board (ISSB), Tadeu Cendón, membro do Board do International Accounting Standards Board (IASB), Zulmir Breda, coordenador de Operações do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e Reinaldo Oliari, coordenador do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon, no papel de moderador.
Verity Chegar, em sua apresentação, comentou sobre os esforços do ISSB no desenvolvimento de normas que orientem o mercado de capitais em relação à sustentabilidade e no processo de adoção. “Estamos realizando diversas atividades que fornecem orientação adicional às empresas, ajudando-as a fornecer informações úteis aos investidores. Em setembro de 2024, continuaremos focados em capacitar as empresas por meio de discussões contínuas, atividades educacionais e materiais de apoio, especialmente em relação às normas IFRS S1 e S2, além de fornecer suporte à adoção dessas normas no Brasil e em outros mercados”.
Chegar fez questão de destacar o protagonismo do Brasil na adoção das normas do ISSB, atuando como pioneiro e colaborando com outras regiões para estabelecer diretrizes e modelos que garantam a relevância das informações divulgadas ao mercado.
Tadeu Cendón, membro do board do IASB, também compartilhou iniciativas assumidas pelo organismo para melhorar a transparência das informações nas demonstrações financeiras e fortalecer a conexão entre estas e outros relatórios que uma empresa produz, como o relatório de sustentabilidade. “À medida que o cenário dos relatórios sobre mudanças climáticas e, de maneira geral, dos relatórios financeiros evolui, espera-se que as conexões entre as demonstrações financeiras e os relatórios de sustentabilidade se tornem ainda mais evidentes”, explicou.
No ambiente brasileiro, o CBPS está trabalhando na aprovação das normas S1 e S2, já traduzidas para o português. Zulmir Breda reforça que “na próxima reunião, que ocorrerá no dia 12 de setembro, deveremos aprovar o relatório da audiência pública encerrada em julho. A partir dessa aprovação, poderemos disponibilizar essas normas traduzidas aos reguladores brasileiros, permitindo a sua adoção em nossa língua. Esse é o foco atual do CBPS, que conta com a colaboração decisiva de várias entidades nesse processo”.
Em linha com Verity Chegar quanto ao protagonismo brasileiro, Breda ressalta: “É importante destacar que o Brasil possui uma forte representação nos colegiados internacionais, seja no colegiado principal, em assessores ou periféricos. Isso demonstra que o Brasil não é apenas um espectador na cena internacional de elaboração de normas contábeis; temos uma participação ativa e significativa. Essa presença permite ao Brasil influenciar na criação dessas normas, não apenas adaptando-as ao contexto nacional”.
Ainda dá tempo de se inscrever na ESG Double Week do Ibracon, acesse: www.ibracon.com.br/esgweek e faça a sua inscrição. O evento segue até 5 de setembro.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.