20 de novembro de 2024
O estudo foi apresentado ao público em um webinar realizado nessa terça-feira, 19 de novembro
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil lançou ontem, 19, uma nova edição da pesquisa sobre Principais Assuntos de Auditoria (PAA), divulgados no relatório do auditor independente. O estudo tem como propósito disseminar a contribuição da Auditoria Independente para o mercado de capitais e a todos os usuários da informação contábil, evidenciando o alto grau de informatividade existente no Relatório do Auditor Independente.
A edição atual da pesquisa foi feita com base no levantamento dos PAA das demonstrações contábeis de 2023 ou 2023/24 (no caso de companhias cujo exercício social se encerra em 31/03) de 96 empresas que compunham o índice IBrX 100 da B3 no período – principal indicador do desempenho médio dos 100 ativos mais negociados na Bolsa de Valores do Brasil.
Em relação ao ano anterior (2022), o número total de PAA passou de 252 para 235. Os cinco principais assuntos divulgados se mantiveram entre: Impairment de ativos não financeiros; Reconhecimento de receitas; Provisões e passivos contingentes; Realização do Imposto de Renda e Impairment de ativos financeiros; e Concessões e ativos financeiros indenizáveis, entre outros.
A apresentação do estudo foi feita por meio do webinar “Apresentação da pesquisa do Ibracon: Principais Assuntos de Auditoria (PAA) das empresas que compõem o IBrX 100 – 2023/2024”, gratuito e aberto ao público.
O evento contou com a participação de Ahmed Khatib, gerente Técnico do Ibracon, e da coordenadora do estudo, Martha Bianchi.
A pesquisa, que já é tradicionalmente realizada pelo Ibracon, começou em 2017, referente ao exercício de 2016. “O Ibracon tem dado continuidade a esse estudo relevante sobre os Principais Assuntos de Auditoria, pois sabemos que os auditores independentes exercem um importante papel na redução da assimetria informacional, principalmente no que diz respeito a confiabilidade das informações contábeis que são divulgadas pelas entidades” explica Ahmed na introdução do webinar.
Na sequência da apresentação do estudo, Martha Bianchi elucidou a importância da pesquisa. “O estudo tem como objetivo realçar a informatividade dos relatórios de auditoria e também esclarecer os pontos que, na visão do auditor independente, representam um maior risco de auditoria”, explica.
A coordenadora do estudo ainda trouxe, em sua apresentação, a importância dos Principais Assuntos de Auditoria. “O Relatório do Auditor ainda auxilia o leitor das demonstrações contábeis com a localização dos assuntos elencados como PAA nas notas explicativas, e ainda traz uma descrição de como tais assuntos foram abordados pela equipe, uso de especialistas e os procedimentos e recomendações da administração”, explicou Martha.
Em breve o vídeo do webinar estará disponível. .
A pesquisa está disponível, na íntegra, exclusivamente para os associados do Instituto. Clique Aqui.
O material do webinar pode ser lida, clicando aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.