12 de setembro de 2025
Hoje, 12, foi publicado no Portal da Reforma Tributária, o artigo “Reforma tributária do consumo abre novo ciclo para empresas e exige atenção da auditoria independente”, de autoria de Ademir Bernardo da Silva Jr., coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Tributário do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil.
O texto analisa os impactos da Lei Complementar nº 214/2025, que regulamenta a reforma do consumo e inaugura um novo ciclo para as empresas brasileiras, com reflexos diretos também na atuação da auditoria independente.
Entre os pontos destacados, o Ademir ressalta que a redução de 30% das alíquotas do IBS e da CBS, prevista na nova legislação, pode trazer desafios adicionais: “Evitar áreas cinzentas é fundamental para que a reforma não reproduza inseguranças jurídicas já conhecidas em experiências anteriores”. O coordenador do GT Tributário do Ibracon também relembra situações passadas, como a mudança de interpretação do ISS sobre sociedades uniprofissionais, que provocaram distorções significativas para a atividade de auditoria.
O artigo reforça ainda a importância do diálogo entre Receita Federal, entidades representativas e a comunidade contábil e tributária. Segundo Ademir, “quanto mais clara for a regulação, mais seguro será o ambiente de negócios e maior será a confiança de empresas, investidores e sociedade no novo modelo”.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.