29 de abril de 2025
No dia 25 de abril, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) reuniu a classe contábil em sua sede para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade
No dia 25 de abril, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) reuniu a classe contábil em sua sede para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade, tendo, pela primeira vez, na história das comemorações, a presença de três presidentes de entidades nacionais: Sebastian Soares, do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil; Aécio Prado Dantas Júnior, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Daniel Coêlho, da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon).
O presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, recepcionou ainda: João Carlos Castilho Garcia, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP); Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), os professores Ronaldo Fróes de Carvalho, reitor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Valério Victor Borelli, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e outros de igual expressão na classe contábil.
Pronunciamentos
O presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, que acumula a função de pró-reitor de pós-graduação da Fecap, abriu os pronunciamentos da noite falando em nome dos presidentes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e aproveitou o momento para enaltecer algumas figuras ilustres da Contabilidade e o trabalho das entidades. Falou também da atualidade da profissão: “Sabemos que estamos diante de profundas transformações e novas exigências, tais como: a Reforma Tributária, a Inteligência Artificial, as novas diretrizes curriculares, a exigência de habilidades técnicas, que se mesclam às competências interpessoais, e tantos outros desafios, que estão alterando a maneira de profissionais e empresários atuarem na área”.
Na sequência, o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, disse ser uma honra festejar o dia do Profissional da Contabilidade em São Paulo, juntamente com outros dois líderes da classe em âmbito nacional. “Isso significa união, representação e valorização da nossa profissão, para contribuir com o desenvolvimento do país. Parabéns ao Claudinei Tonon, aos presidentes das demais entidades de São Paulo, e a todos os profissionais da classe. São Paulo realmente faz uma grande diferença no debate e nas informações que levamos para as nossas bases”.
O presidente do Ibracon, Sebastian Yoshizato Soares, comentou que este é momento de refletir sobre o papel da Contabilidade e da Auditoria Independente: “A Contabilidade é um dos pilares que sustentam a confiança nas relações empresariais, no ambiente de negócios e no desenvolvimento do país. Neste momento presto minha homenagem a todos os profissionais da contabilidade que fazem desse ofício um exercício de competência e contribuição para o Brasil”.
O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, destacou o simbolismo de se comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade no Sindcont-SP, entidade que serviu de berço para todas as demais Entidades Congraçadas, que hoje caminham de mãos juntas em ações que beneficiam os profissionais e a classe contábil. Garcia lembrou ainda do lema de sua gestão “CRCSP para todos”: “Nosso objetivo é alcançar os 150 mil profissionais atuantes hoje no Estado e, para isso, estamos promovendo muitos eventos para discutir temas atuais e de interesse da classe”. Falou ainda do programa “CRCSP Portas Abertas”: “O programa já é um sucesso e a nossa sede está sendo muito bem ocupada. É só agendar.”
Agradecimentos
Marianna Firmino Nogueira, primeira colocada da 24ª edição do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade, falou em nome dos demais vencedores, com as seguintes palavras: “Receber esse prêmio no Dia do Profissional da Contabilidade é uma experiência que a gente levará para a vida. A IFRS S1- nos convida a repensar o papel da Contabilidade no mundo atual. Agradeço ao meu coordenador que me abriu os olhos ao dizer que além de fazer algo poderia me dedicar a alguma relevante. Eu segui o seu concelho e optei por esse tema que hoje enxergo como essencial para o futuro da Contabilidade. Em nome dos vencedores, agradeço ao Sindicato e a todos que nos ajudaram a percorrer esse caminho.”
O professor Valério Victor Borelli, da PUC-SP, já veterano em ganhar o prêmio, aproveitou o momento para agradecer ao Sindcont-SP e parabenizar os alunos e coordenadores das demais instituições de ensino, que participaram do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade, e deixou um recado: “Gostaria de lembrando que as DCNs colocam o TCC como opcional, e eu pediria que voltassem à obrigatoriedade dos trabalhos de conclusão de curso, porque isso alimenta a possibilidade do aluno crescer, estudar mais e lhe abre novas oportunidade”.
Certificado Dr. Ernesto das Candeias
Como a última atividade da noite foi entregue o Certificado Dr. Ernesto das Candeias, instituído em 2023, com a finalidade de incentivar e reconhecer o empenho dos profissionais da contabilidade em frequentar os eventos presenciais e virtuais promovidos pelo Sindcont-SP.
A vencedora este ano foi a associada Maria José Palma Thomé dos Santos, que acumulou a maior frequência nos eventos realizados pela Casa do Saber Contábil em 2024. Ela recebeu seu certificado de participação das mãos de Claudinei Tonon, presidente do Sindcont-SP.
Em ação contínua, Claudinei Tonon subiu à Tribuna Professor Luiz Fernando Mussolini, para suas palavras finais.
Fonte: Comunicação CRCSP
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.