27 de outubro de 2025
Evento aconteceu em Portugal no último dia 23
No último dia 23 de outubro, o presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Sebastian Soares, participou do XV Congresso da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC), realizado no Palácio da Bolsa, no Porto (Portugal). O evento, que teve como tema central “NextGen”, reuniu profissionais e lideranças da área de auditoria de diversos países para discutir o futuro da profissão e os desafios trazidos por temas como inteligência artificial, supervisão e sustentabilidade.
Sebastian Soares atuou como moderador do painel “Desafios da Supervisão em Auditoria no Contexto Europeu”, que contou com a participação de Luis Laginha de Sousa, presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM); Jens Poli, presidente da Accountancy Europe (AE); e Nicolás Véron, pesquisador do Peterson Institute for International Economics, em Washington D.C.
Durante o debate, foram abordadas questões relacionadas à evolução dos modelos de supervisão da auditoria na Europa, ao papel das entidades reguladoras e às implicações da tecnologia e da sustentabilidade sobre o trabalho dos auditores independentes. O painel destacou a importância da cooperação internacional entre as instituições que representam a profissão e reforçou a necessidade de fortalecer a credibilidade e a confiança nas informações financeiras, especialmente em um contexto de rápidas transformações tecnológicas.
O painel, bem como os outros assuntos abordados durante o Congresso, estão disponíveis no site da OROC, clique aqui para assistir.
O XV Congresso da OROC, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, reuniu centenas de profissionais, entre revisores oficiais de contas, auditores, representantes de instituições públicas e privadas, além de especialistas de diferentes setores da economia. O encontro consolidou-se como um dos mais importantes fóruns de discussão sobre o presente e o futuro da auditoria na Europa.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.