21 de abril de 2025
Sebastian Soares participou, presencialmente, do encontro
No último dia 14 de abril, o presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Sebastian Soares, participou da Cúpula Global Multissetorial sobre a Norma Internacional de Ética para Asseguração de Sustentabilidade (IESSA), realizada em Paris. O evento, promovido pela International Federation of Accountants (IFAC) e pelo International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), teve como foco a nova norma ética voltada à asseguração de sustentabilidade e o fortalecimento do engajamento institucional com vistas ao futuro.
O evento foi organizado em resposta a um apelo à ação de Lee White, CEO da IFAC, com foco na implementação prática dos novos Padrões Internacionais de Ética para Asseguração de Sustentabilidade (IESSA) e no fortalecimento do engajamento presente e futuro com o IESBA e o IAASB no cenário global em constante evolução de definição de normas.
A cúpula foi organizada pela Compagnie Nationale des Commissaires aux Comptes (CNCC), representante francesa da IFAC, e aberta por seu presidente, Philippe Vincent. O evento contou com a observação do Conselho de Supervisão de Interesse Público (PIOB) e reuniu mais de 50 líderes globais da África, Ásia-Pacífico, Américas e Europa. Estiveram presentes organizações-membro da IFAC, outras entidades profissionais de contabilidade, reguladores, investidores, profissionais da área, empresas preparadoras de relatórios, supervisores e órgãos normativos — representando uma combinação notável de perspectivas, competências e conhecimentos.
A cúpula reafirmou o papel fundamental que os padrões globais de ética e asseguração desempenham na construção da confiança nas informações de sustentabilidade divulgadas e, consequentemente, a importância de sua adoção e implementação bem-sucedidas em escala global.
Com base nas valiosas e diversas contribuições recebidas, a liderança da IFAC, IESBA e IAASB identificou duas áreas prioritárias apontadas pelos participantes para o engajamento entre os emissores de normas, os órgãos de supervisão e a IFAC:
1. A necessidade clara de maior coordenação entre as lideranças do IESBA, IAASB e IFAC, com o objetivo de otimizar o uso de recursos limitados, promover a adoção global dos padrões internacionais e apoiar sua implementação consistente.
2. A importância da contínua melhoria da transparência e da eficácia do devido processo na definição de normas, incluindo:
– Avaliação adequada dos impactos de novos padrões ou revisões;
– Realização de revisões pós-implementação de normas significativas, geralmente dentro de cinco anos após sua entrada em vigor;
– Uso de alterações pontuais para tratar de questões relevantes identificadas por mecanismos de implementação ou monitoramento de novos desafios;
– Maior engajamento e retorno sobre como as contribuições das partes interessadas são consideradas e influenciam as decisões.
Os presidentes do IESBA e do IAASB se comprometeram a encaminhar essas sugestões a seus respectivos conselhos, ao PIOB — como órgão de supervisão — e a outras entidades institucionais e de governança do sistema.
Os participantes também apoiaram o envolvimento ativo com o Grupo de Acompanhamento e o PIOB para definir a abordagem e o cronograma de uma revisão pós-implementação das reformas promovidas pelo Grupo de Acompanhamento em julho de 2020, com o objetivo de fortalecer o sistema internacional de auditoria e definição de normas éticas.
A IFAC, o IESBA e o IAASB continuarão comprometidos com a promoção do interesse público e planejam realizar uma nova cúpula multissetorial no quarto trimestre de 2026 ou no primeiro trimestre de 2027.
Declarações de lideranças
Lee White, CEO da IFAC, afirmou:
“Agradeço a todos os que participaram da cúpula. O que mais me encorajou foi o espírito de serviço ao interesse público, a responsabilidade compartilhada e a colaboração entre todas as partes envolvidas. Fico muito satisfeito em ver o consenso de que os padrões devem ser de alta qualidade, mas também práticos, inclusivos e adequados ao propósito. É assim que construímos confiança e resiliência em todo o ecossistema.”
Gabriela Figueiredo Dias, presidente do IESBA, declarou:
“O IESBA parabeniza a IFAC por ter convocado esta importante cúpula e se sente encorajado pelas sugestões construtivas compartilhadas por uma ampla gama de participantes. Estamos totalmente comprometidos em aprimorar as práticas que nos conectam, bem como com a adoção e implementação eficaz dos padrões globais de asseguração , ética e independência. Tanto eu, pessoalmente, quanto o IESBA estamos prontos para apoiar iniciativas impactantes que promovam o interesse público e incorporem a ética como o DNA que orienta a profissão contábil global em todas as suas atividades e serviços.”
Tom Seidenstein, presidente do IAASB, comentou:
“Foi uma honra participar deste evento oportuno. Estou entusiasmado com o contínuo apoio aos padrões internacionais estabelecidos por emissores independentes, comprometidos com o devido processo. O aprofundamento do diálogo com as partes interessadas e a coordenação com o IESBA são objetivos estratégicos-chave para o IAASB, e a cúpula trouxe recomendações valiosas em ambas as frentes.”
Fonte: Comunicação IFAC
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.