6 de novembro de 2024
Viviene Bauer esteve na sede da entidade no último dia 31
No último dia 31, a presidente da 5ª Seção Regional (SR) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Viviene Bauer, esteve na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) para participar do evento “Outubro Rosa – Mulheres em Ação: Saúde, Equilíbrio, Comunicação e Agenda Cultural”. O encontro contou com música, arte e palestras para alertar o público feminino da entidade sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental.
O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, participou da abertura do evento. Já a vice-presidente de Registro do CRCSP, Eliane Maia, e o presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) e colaborador da Comissão de Ações Sociais e Culturais, Diversidade, Inclusão e Voluntariado, Emanuel von Lauenstein Massarani, realizaram a seguir a inauguração da exposição “O Lirismo e a Suavidade do Abstracionismo”, do artista plástico Edson Soares.
Não se Cale
Para conscientizar o público participante do evento sobre a importância do combate ao assédio e apresentar o protocolo “Não se Cale”, campanha do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento a todos os tipos de violência de gênero.
O Protocolo Não se Cale é uma política pública do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvida pela Secretaria da Mulher, com apoio de outras entidades, de enfrentamento ao assédio sexual e a outros tipos de violência contra a mulher. O protocolo prevê a realização de um curso de capacitação desenvolvido em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e de materiais informativos. A campanha visa mobilizar e capacitar a sociedade para que possa oferecer apoio às mulheres vítimas de violência.
O Procon-SP atua na orientação aos responsáveis pela gestão de estabelecimentos comerciais, de eventos e de prestação de serviços no Estado de São Paulo. O órgão também produziu e distribui a cartilha “Não se Cale – o Lugar é Público, mas seu Corpo Não”, com orientações sobre o tema e informações sobre os canais que as mulheres têm à disposição para denunciar casos de assédio e outras violências de gênero.
O CRCSP firmou parceria com o Procon para divulgar o protocolo através de atividade e da publicação de materiais informativos, para que, juntos, possam contribuir para a criação de mais espaços seguros para as mulheres.
Mais informações sobre o Protocolo Não se Cale estão disponíveis no portal da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de São Paulo.
Comunicação empática, saúde física e mental
Completando a programação do evento Outubro Rosa, o público presente assistiu três palestras sobre temas relacionados à comunicação, à saúde física e mental, temas de grande relevância para as mulheres, mas também para os homens.
A presidente da 5ª SR do Ibracon, Viviene Bauer, a vice-diretora de Educação Continuada do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Ana Maria Costa, a diretora da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Teresinha Maria de Brito Koide, e a presidente do CRCSP na gestão 1994, Célia Regina de Castro, falaram sobre a atuação conjunta das entidades contábeis para o desenvolvimento da profissão e o apoio à ações como a campanha Outubro Rosa, que trazem informações necessárias e promovem a conscientização dos profissionais da contabilidade.
Após as palavras das representantes, foram apresentados os painéis “Comunicação Empática”, com a jornalista Thais Alves, “Prevenção e Qualidade de Vida para Homens e Mulheres”, com a fisioterapeuta Eliana Nascimento, e “Como Combater a Ansiedade, o Grande Mal do Século”, com a especialista em Programação Neurolinguística (PNL) Roseane Soares da Cunha.
Também participaram do evento a representante do CRCSP e presidente do Sescon-SP Campinas, Cláudia Letícia de Andrade Di Fonzo, a representante do CRCSP em Rio Claro, Mônica Maria Meffe Rubini, as conselheiras do CRCSP Adriana Martins Gonçalez, Ana Maria Galloro Laporta, Andréia Tibiriça e Sá de Jesus, Camila Venâncio Pereira, Denise Monteiro e Patrícia Barbosa da Silva, o conselheiro Caio Martins dos Santos, os diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi (Executivo) e Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura).
Fonte: Comunicação CRCSP
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.