Lideranças contábeis e da Auditoria Independente discutem integração internacional e sustentabilidade em Brasília - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Lideranças contábeis e da Auditoria Independente discutem integração internacional e sustentabilidade em Brasília

21 de fevereiro de 2025

Encontro reuniu representantes do Ibracon e do CFC

No dia 18 de fevereiro, o presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Sebastian Soares, participou de uma reunião em Brasília com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas. O encontro também contou com a presença de Francisco Sant’Anna, membro do board da International Federation of Accountants (IFAC) e presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Marco Aurélio Fuchida, assessor de Relacionamento Institucional e Governamental do Ibracon, Amaro Gomes,  representante do Ibracon no International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), e Elys Tevania, diretora executiva do CFC.

Durante a reunião, foi debatida a participação internacional de Amaro Gomes no IAASB e as formas de apoio do CFC e do Ibracon para fortalecer essa atuação e disseminar as discussões globais para a profissão contábil no Brasil. “Vislumbro uma parceria muito frutífera e aprendizado constante ao longo dessa jornada. É muito importante para o Brasil ter representantes em organizações internacionais dedicadas ao aprimoramento técnico e fortalecimento da profissão, mas o sucesso de tal representatividade está diretamente relacionado ao envolvimento dos profissionais”, disse Amaro Gomes.

Também foi discutida a realização de eventos conjuntos entre CFC e Ibracon, trazendo representantes internacionais desses boards para compartilhar conhecimentos com os profissionais brasileiros.

Outro ponto central da conversa foi a agenda de sustentabilidade, com foco na adoção dos relatórios de informações de sustentabilidade e no processo de asseguração. As lideranças destacaram a necessidade de preparar e disseminar esse conhecimento para que os profissionais estejam capacitados até 2026, quando as normas se tornarão obrigatórias.

Fonte: Comunicação CFC

Por Comunicação Ibracon