11 de abril de 2024
A IFRS 18 introduz três conjuntos de novos requisitos para melhorar os relatórios de desempenho financeiro das empresas
O International Accounting Standards Board (IASB) concluiu o seu trabalho para melhorar a utilidade das informações apresentadas e divulgadas nas demonstrações financeiras. A nova Norma, IFRS 18 Apresentação e Divulgação nas Demonstrações Financeiras, dará aos investidores informações mais transparentes e comparáveis sobre o desempenho financeiro das empresas, permitindo assim melhores decisões de investimento. Isso afetará todas as empresas que usam as Normas Contábeis IFRS.
A IFRS 18 introduz três conjuntos de novos requisitos para melhorar os relatórios de desempenho financeiro das empresas e dar aos investidores uma melhor base para analisar e comparar empresas:
Melhoria da comparabilidade na demonstração de resultados (demonstração de resultados)
A IFRS 18 introduz três categorias definidas para receitas e despesas — operacional, investimento e financiamento — para melhorar a estrutura da demonstração de resultados e exige que todas as empresas forneçam novos subtotais definidos, incluindo o lucro operacional. A estrutura melhorada e os novos subtotais darão aos investidores um ponto de partida consistente para analisar o desempenho das empresas e facilitarão a comparação entre as empresas.
Maior transparência das medidas de desempenho definidas pela gestão
Muitas empresas fornecem medidas específicas da empresa, muitas vezes referidas como medidas alternativas de desempenho. Os investidores acham essas informações úteis. No entanto, a maioria das empresas atualmente não fornece informações suficientes para permitir que os investidores entendam como essas medidas são calculadas e como elas se relacionam com as medidas exigidas na demonstração de resultados.
A IFRS 18 exige, portanto, que as empresas divulguem explicações sobre as medidas específicas da empresa relacionadas à demonstração de resultados, chamadas de medidas de desempenho definidas pela administração. Os novos requisitos melhorarão a disciplina e a transparência das medidas de desempenho definidas pela gestão e torná-las-ão sujeitas a auditoria.
Agrupamento mais útil de informações nas demonstrações financeiras
A análise do desempenho das empresas por parte dos investidores é dificultada se as informações fornecidas pelas empresas forem demasiado resumidas ou demasiado pormenorizadas. A IFRS 18 estabelece orientações reforçadas sobre a forma de organizar a informação e de a fornecer nas demonstrações financeiras primárias ou nas notas. Espera-se que as mudanças forneçam informações mais detalhadas e úteis. A IFRS 18 também exige que as empresas forneçam mais transparência sobre as despesas operacionais, ajudando os investidores a encontrar e entender as informações de que precisam.
“A IFRS 18 representa a mudança mais significativa na apresentação do desempenho financeiro das empresas desde que as Normas Contábeis IFRS foram introduzidas há mais de 20 anos. Ele dará aos investidores melhores informações sobre o desempenho financeiro das empresas e pontos de ancoragem consistentes para suas análises” disse Andreas Barckow, presidente do IASB.
A IFRS 18 é eficaz para os períodos de relatório anual que começam em ou após 1 de janeiro de 2027, mas as empresas podem aplicá-la mais cedo. As mudanças nos relatórios das empresas resultantes da IFRS 18 dependerão de suas práticas atuais de relato e sistemas de TI.
A IFRS 18 substitui a IAS 1 Apresentação das Demonstrações Financeiras. Mantém inalterados muitos requisitos da IAS 1. A IFRS 18 é a culminação do projeto de Demonstrações Financeiras Primárias do IASB.
Fonte: Comunicação IFRS
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.