Internacional: IPSASB decide os próximos passos do projeto de divulgação climática - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: IPSASB decide os próximos passos do projeto de divulgação climática

24 de junho de 2025

Respondendo às contribuições das partes interessadas em seu marco IPSASB SRS Exposure Draft 1, Climate-related Disclosures, o IPSASB dividirá o projeto em duas fases

Durante sua reunião trimestral em Toronto, Canadá, o International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) tomou decisões cruciais sobre os próximos passos em seu projeto para desenvolver orientações urgentemente necessárias para governos e entidades do setor público sobre divulgações relacionadas ao clima. Respondendo a um número recorde de comentários sobre seu Exposure Draft (ED) IPSASB SRS ED 1, Climate-related Disclosures, o IPSASB reconheceu que a complexidade de ter diferentes perspectivas de relatórios em um único padrão não atenderia às necessidades do setor público. Em vez disso, o projeto será dividido em duas fases:

– A Fase 1, Operações Próprias, finalizará o primeiro padrão de relatórios de sustentabilidade do setor público adaptado para o setor público que já está em desenvolvimento, com foco em como as entidades do setor público divulgam riscos e oportunidades relacionados ao clima para suas próprias operações.

– A Fase 2, Programas de Políticas Públicas, desenvolverá um padrão separado para as entidades específicas do setor público responsáveis pela entrega de programas de políticas públicas relacionadas ao clima e seus resultados.

Essa abordagem em fases atenderá à necessidade urgente de orientação do setor público, ao mesmo tempo em que permitirá mais tempo para atender às necessidades de relatórios mais complexas identificadas pelas partes interessadas.

Ian Carruthers, presidente do IPSASB, disse: “O ED do IPSASB sobre divulgações relacionadas ao clima gerou um engajamento sem precedentes – atraindo o maior número de respostas do Conselho a uma consulta técnica. Nossas partes interessadas nos disseram claramente que as perspectivas duplas de Operações Próprias e Programas de Políticas Públicas são adequadas para o setor público. A decisão do Conselho de adotar uma abordagem em fases para o projeto trará uma variedade de benefícios – fornecendo orientação oportuna aos preparadores para iniciar suas jornadas de relatórios de sustentabilidade e reduzindo a complexidade da orientação proposta.”

O IPSASB pretende votar em um pronunciamento final para o padrão de Operações Próprias, que será seu padrão IPSASB SRS inaugural, em sua reunião do Conselho de dezembro de 2025. Uma vez que o primeiro padrão tenha sido aprovado, o Conselho considerará o feedback das partes interessadas sobre a orientação proposta para os Programas de Políticas Públicas, com o objetivo de finalizar o segundo padrão por volta do final de 2026. Ambas as normas ajudarão os governos e entidades do setor público a tomar decisões informadas sobre a ação climática, ao mesmo tempo em que fornecem os relatórios necessários para a prestação de contas e a confiança do público.

Como acessar

Acesse o IPSASB SRS ED 1, Divulgações relacionadas ao clima, seu documento resumido At-a-Glance e as cartas de comentários publicadas respondendo ao ED.

Fonte: Comunicação IPSASB