17 de abril de 2025
As revisões propostas se concentram em áreas-chave para refletir a evolução dos padrões internacionais e reforçar o papel da profissão no atendimento ao interesse público
A International Federation of Accountants (IFAC) lançou uma consulta pública sobre revisões direcionadas de suas Declarações de Obrigações de Associação (SMOs), uma pedra angular do compromisso da IFAC e de seus membros com uma profissão contábil global forte e sustentável. Esses requisitos fornecem a estrutura fundamental que apoia a profissão na manutenção de padrões internacionais de alta qualidade e melhores práticas.
As revisões propostas se concentram em áreas-chave para refletir a evolução dos padrões internacionais e reforçar o papel da profissão no atendimento ao interesse público. Quando finalizadas, as mudanças propostas exigirão que os membros da IFAC:
– Melhorar as revisões de garantia de qualidade – Atualiza os procedimentos de revisão de garantia de qualidade para se alinhar com os padrões de gerenciamento de qualidade do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).
– Enfatizar os requisitos de entrada flexíveis para programas de educação contábil – Reforça a avaliação dos caminhos de entrada flexíveis na educação profissional em contabilidade, conforme descrito nas Normas Internacionais de Educação (IES).
– Avaliar a adoção da ISA do IAASB para LCE – Esclarece as expectativas para a adoção e implementação da Norma Internacional de Auditoria para Entidades de Menor Complexidade (ISA para LCE).
– Adotar Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS – Formaliza a expectativa de adotar ou trabalhar para a adoção de todos os Padrões IFRS, incluindo S1 e S2, emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).
Em linha com o compromisso da IFAC de agregar valor aos seus membros e defender as melhores práticas globais, a IFAC convida seus membros, membros do Fórum de Empresas, Parceiros de Rede e outras organizações regionais de contabilidade, reguladores, normatizadores e outras partes interessadas importantes. Esses insights são cruciais para garantir que os SMOs permaneçam relevantes, adequados ao propósito e alinhados com os padrões internacionais em evolução.
O feedback pode ser oferecido por meio de um formulário de modelo de resposta, disponível no site da IFAC. A consulta está aberta até 8 de agosto de 2025. Após esta consulta pública e a aprovação do Conselho da IFAC, espera-se que os SMOs revisados entrem em vigor em 1º de janeiro de 2026.
Para mais informações e para participar da consulta atual, visite o site da IFAC.
Fonte: Comunicação IFAC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.