10 de setembro de 2025
Esta publicação é relevante para todos os contadores profissionais, seja nos negócios ou na prática pública, e profissionais de asseguração de sustentabilidade
O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) lançou duas novas publicações para melhorar a compreensão e apoiar a adoção e implementação global de seu padrão de ética sobre o uso do trabalho de um especialista externo, bem como o Padrões Internacionais de Ética para Asseguração de Sustentabilidade (incluindo as normas internacionais de independência) (IESSA), ambos em vigor a partir de dezembro de 2026. Essas publicações explicam os principais aspectos da norma relacionados ao uso do trabalho de um especialista externo e a proporcionalidade das disposições de ética e independência para asseguração de sustentabilidade na IESSA.
Esta publicação é relevante para todos os contadores profissionais, seja nos negócios ou na prática pública, e profissionais de asseguração de sustentabilidade. Ele oferece respostas para perguntas comuns sobre:
– Avaliar se deve utilizar o trabalho de um perito externo;
– Como identificar um perito externo;
– Os requisitos alargados para avaliar a objetividade de um perito externo no contexto de um trabalho de auditoria ou outro trabalho de asseguração (incluindo sustentabilidade);
– Concluindo a competência, as capacidades e a objetividade de um perito externo;
– Ameaças potenciais decorrentes do uso do trabalho de um especialista externo;
– Considerações específicas relacionadas com o IESSA;
Acesse outros recursos relacionados a esta norma na Página de Especialistas do IESBA.
Esta publicação destaca os principais aspectos do IESSA que ilustram sua proporcionalidade, enquanto o IESSA também fornece uma linha de base global robusta de ética e independência para compromissos de asseguração de sustentabilidade (SAEs). A proporcionalidade do IESSA permite que ele apoie o desempenho de SAEs para entidades de todos os tamanhos, reforçando assim a confiança do público nesses compromissos.
A publicação é especialmente voltada para facilitar a implementação do IESSA por asseguração de sustentabilidade que são pequenas e médias práticas (SMPs).
Acesse outros recursos relacionados ao IESSA na Página de Foco em Sustentabilidade do IESBA.
Ambas as publicações também podem ser úteis para definidores de padrões jurisdicionais, reguladores e órgãos de supervisão, organizações profissionais de contabilidade, órgãos educacionais e outras partes interessadas.
Fonte: Comunicação IESBA.
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.