Internacional: IAASB revisa padrão de fraude para aumentar a confiança do público - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: IAASB revisa padrão de fraude para aumentar a confiança do público

10 de julho de 2025

A ISA 240 revisada oferece responsabilidades mais claras, resposta a riscos mais forte e maior transparência

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) revisou a Norma Internacional de Auditoria (ISA) 240, As Responsabilidades do Auditor Relacionadas à Fraude em uma Auditoria de Demonstrações Financeiras. A norma atualizada responde ao escrutínio global e à preocupação das partes interessadas em relação ao papel do auditor na detecção de fraudes. A norma revisada esclarece as responsabilidades do auditor, enfatiza uma lente de fraude na identificação e avaliação de riscos do auditor e as respostas apropriadas aos riscos avaliados e fornece maior transparência nos relatórios do auditor de entidades de capital aberto.

Ao desenvolver a norma revisada, o IAASB realizou uma extensa consulta global com reguladores, usuários de demonstrações financeiras, definidores de normas e auditores em todos os tamanhos e geografias de empresas. A estrutura da norma revisada incorpora escalabilidade e proporcionalidade para apoiar a aplicação consistente e eficaz em uma variedade de trabalhos de auditoria.

“Essas revisões abordam diretamente as principais preocupações de interesse público em relação à fraude”, disse o presidente do IAASB, Tom Seidenstein. “Ao esclarecer as responsabilidades, fortalecer a forma como os auditores avaliam e respondem aos riscos de fraude e aumentar a transparência nos relatórios, a norma revisada suporta melhor a alta qualidade da auditoria e fornece informações mais úteis para os usuários das demonstrações financeiras.”

“As partes interessadas deixaram claro: alcançar a consistência era necessário, mas não suficiente”, disse Julie Corden, ex-membro do IAASB e presidente da Força-Tarefa de Fraude do IAASB. Esta norma representa uma mudança prática e significativa na forma como os auditores avaliam e respondem aos riscos de fraude.”

Principais aprimoramentos na ISA 240 (revisada)

A norma incorpora os seguintes elementos:

– Responsabilidades mais claras do auditor – Fortalece e esclarece o que os auditores devem fazer ao lidar com riscos relacionados à fraude.

– Ceticismo Profissional Reforçado – Introduz novos requisitos para elevar a consistência e a prática eficaz do ceticismo profissional em todas as etapas da auditoria.

– Avaliação de risco de fraude mais nítida – Requer uma “lente de fraude” focada ao identificar e abordar riscos, com vínculos mais fortes com padrões relacionados.

– Respostas mais eficazes à fraude – Estabelece uma nova seção com requisitos mais claros e aprimorados para orientar como os auditores respondem a fraudes identificadas ou suspeitas.

– Maior transparência e comunicação – Enfatiza a comunicação oportuna com a administração e os responsáveis pela governança, com divulgações mais claras no relatório do auditor.

As revisões também se alinham com a ISA 570 (revisada em 2024), Going Concern, reconhecendo que fraudes e dificuldades financeiras são frequentemente riscos inter-relacionados que devem ser abordados em conjunto para reforçar a transparência e a resiliência corporativas.

Data de Vigência e Recursos

A ISA 240 (Revisada) torna-se efetiva para auditorias de demonstrações financeiras para períodos com início em ou após 15 de dezembro de 2026. Para apoiar a implementação, o IAASB publicou uma ficha informativa e uma Base para Conclusões, disponíveis em seu site aqui. Uma série de vídeos seguirá nas próximas semanas.

O IAASB incentiva as jurisdições a considerar a adoção antecipada da ISA 240 (revisada), ISA 570 (revisada em 2024) e as próximas emendas de escopo restrito para entidades de capital aberto como um pacote coeso. Juntos, esses padrões fornecem uma resposta mais forte e coordenada aos riscos de fraude e dificuldades financeiras.

Fonte: Comunicação IAASB