14 de abril de 2025
A ISA 570 (revisada em 2024) apresenta várias mudanças importantes
O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) divulgou sua Norma Internacional de Auditoria 570 revisada (revisada em 2024), Going Concern. A norma foi elaborada em resposta a falhas corporativas que colocaram em evidência as responsabilidades dos auditores. Ela aprimora de forma significativa a atuação do auditor na avaliação da capacidade de continuidade operacional das entidades. Aplicável a auditorias de demonstrações financeiras relativas a períodos iniciados em ou após 15 de dezembro de 2026, a norma também visa promover maior consistência nas práticas de auditoria e reforçar a transparência por meio de comunicações e relatórios mais claros sobre questões relacionadas à continuidade.
A ISA 570 (revisada em 2024) apresenta várias mudanças importantes:
– Avaliação de risco robusta. Os auditores devem realizar, de maneira mais oportuna, avaliações de risco abrangentes para identificar eventos ou condições que possam lançar dúvidas significativas sobre a capacidade da entidade de continuar em atividade.
– Avaliação da Avaliação da Administração. Os auditores devem avaliar a administração sobre a continuidade, independentemente de eventos ou condições serem identificados. Ao fazer isso, os auditores devem considerar o potencial de viés da administração e avaliar o método subjacente, as premissas significativas e os dados usados quando a administração formou sua avaliação. Além disso, os auditores devem avaliar se os julgamentos e decisões da administração indicam um possível viés.
– Data estendida do período de avaliação. O período de avaliação do auditor para continuidade agora se estende por pelo menos doze meses a partir da data de aprovação das demonstrações contábeis, contribuindo para a avaliação de informações mais relevantes e úteis para a decisão.
– Maior transparência. A norma exige uma comunicação mais clara no relatório do auditor independente sobre as responsabilidades do auditor e o trabalho relacionado à continuidade e comunicações reforçadas com os responsáveis pela governança e partes externas.
“Este marco atende aos apelos de investidores, reguladores e outras partes interessadas por procedimentos de auditoria mais robustos relacionados à continuidade. Ele fornece informações úteis para decisões e específicas da entidade no relatório do auditor sobre o trabalho do auditor e as responsabilidades da continuidade”, observou o presidente do IAASB, Tom Seidenstein. “As mudanças no padrão avançam ainda mais as auditorias de alta qualidade e ajudam a reduzir a lacuna de expectativa, apoiando assim os interesses dos usuários e a estabilidade financeira mais ampla.”
Para apoiar a implementação bem-sucedida, o IAASB também desenvolveu uma ficha informativa e uma Base para Conclusões, que estão disponíveis no site do IAASB. O IAASB também emitirá um documento de perguntas frequentes e um vídeo de visão geral técnica para apoiar a implementação da norma revisada.
Fonte: Comunicação IAASB
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.