II Fórum CBPS de Sustentabilidade é um dos temas de 28ª reunião do Comitê - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

II Fórum CBPS de Sustentabilidade é um dos temas de 28ª reunião do Comitê

24 de fevereiro de 2025

Leandro Ardito, membro da CNNT do Ibracon participou da reunião

No dia 20 de fevereiro, Leandro Ardito, coordenador de Relações Internacionais do Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon participou da 28ª reunião do CBPS. O encontro aconteceu de modo virtual.

A reunião contou com a apresentação sobre o Transition Implementation Group (TIG) on IFRS S1 and S2. O tema foi exposto pelo membro do TIG, do ISSB / IFRS, Marcelo Pasquini. Outra temática abordada foi a organização e realização do II Fórum CBPS de Sustentabilidade. O assunto foi apresentado pela vice-coordenadora de Relações Internacionais do CBPS e representante do CFC no comitê, Vania Borgerth, que ressaltou que o evento contará com a participação de representantes de entidades globais de Contabilidade. A contadora também apresentou algumas propostas preliminares sobre a programação da iniciativa. A previsão é que a atividade ocorra nos dias 3 e 4 de junho em São Paulo/SP. A primeira edição ocorreu em Brasília/DF e contou com a participação de entidades internacionais e referências nacionais no âmbito do campo da sustentabilidade no meio contábil.

Dando seguimento, o coordenador de Operações do CBPS e ex-presidente do CFC, Zulmir Breda, apresentou a avaliação de desempenho do comitê em 2024. A avaliação está prevista no Regimento Interno do CBPS e “visa contribuir para sua efetividade e para o aperfeiçoamento contínuo de sua governança”. Breda apresentou as respostas para as três perguntas presentes na avaliação: “O que você avalia que o CBPS (incluindo sua participação) fez bem em 2024 e deveria continuar em 2025?”; “Em que você avalia que o CBPS (incluindo a sua participação) não teve bons resultados em 2024 e deveria parar de fazer em 2025?”; e “O que você avalia que o CBPS (incluindo você) não fez e deveria começar a fazer em 2025?”.

O coordenador Técnico do CBPS e representante da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Eduardo Flores ressaltou alguns ganhos do Comitê em seu pouco tempo de vida. “Em dois anos, conseguimos traduzir as normas [de sustentabilidade], de uma certa maneira contar com o Brasil sendo o primeiro país a adotar para o mercado de capitais e trazer o CBPS para dentro do sistema financeiro nacional, por meio do Banco Central”, enumerou. Em seguida, Breda também falou sobre o relatório de atividades de 2024, que contempla as ações de cada membro do grupo.

O Grupo de Trabalho Educacional e Espaço Educacional foi mais uma das pautas da reunião. Eduardo Flores falou sobre o andamento das atividades do grupo no site do CBPS. Um dos aspectos apresentados foi a apresentação de temas específicos que envolvam a temática da sustentabilidade por meio de um futuro podcast do comitê.

Outro item debatido foi o Projeto de Internacionalização de Relatórios de Sustentabilidade e o incentivo ou não quanto à entrega dos relatórios de sustentabilidade. Em seguida, Leandro Ardito apresentou a agenda internacional contábil e os principais documentos a serem lidos pelos membros do CBPS. Ainda dentro do mesmo bloco, Borgerth expôs os movimentos globais das principais entidades internacionais em relação à sustentabilidade na área da Contabilidade.

Outro evento exposto na reunião foi XXII Seminário Internacional FACPCS. Na oportunidade, o coordenador de Relações Institucionais do CBPS e representante da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec-Brasil), Haroldo Levy, falou sobre as atualizações relacionadas à organização do encontro e à construção da programação.

Fonte: Comunicação CFC

Por Comunicação Ibracon