23 de maio de 2024
Evento aconteceu nesta quarta-feira (22/05) em Brasília
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil participou ontem, 22, do 1º Fórum CBPS de Sustentabilidade promovido pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O evento aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, em Brasília, e reuniu representantes do poder público, reguladores e das entidades fundadoras do CBPS para divulgar e debater os esforços que têm sido feitos para criar uma base global para a divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade.
“Não temos dúvidas de que o enfrentamento da questão climática deve ser o esforço prioritário de governos, empresas, investidores, reguladores, cientistas e da sociedade de forma geral. Sob o enfoque das empresas, é notório que os temas relativos ao clima passaram a fazer parte do planejamento estratégico e da gestão de risco, pois seus efeitos são previsíveis e estão sendo objeto de alertas por cientistas de todo o mundo”, disse Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC na apresentação do evento. Coordenador de Operações do CBPS, Zulmir Breda completou: “A criação de padrões de divulgação de riscos e oportunidades que as questões climáticas impõem deve ser a pedra angular em relação às demais questões que tratam da sustentabilidade ambiental”.
O fórum contou com a participação de representantes das entidades envolvidas na adoção das normas no Brasil. O presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou a importância do evento e a relevância do tema, tendo em vista os últimos acontecimentos climáticos ocorridos no Brasil. “O momento é esse, a pauta da sustentabilidade é do profissional da contabilidade. Mais importante do que isso, é uma pauta que interessa o nosso país e o mundo todo.
João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), defendeu as mudanças sustentáveis para criar um ambiente capaz de gerar oportunidades para o País e aumentar a dimensão do mercado de capitais. “Com a valiosa ajuda do CBPS, Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, CFC e vários atores, a CVM tem realizado um trabalho de constituição coletiva, de audiência pública e escuta ativa para entender o que podemos fazer para adequar padrões à realidade brasileira.” Ele também falou da importância do desenvolvimento continuado dos contadores e auditores independentes para a formação de um mercado global integrado que crie incentivos para a preservação e a construção de um mundo sustentável.
Presidente do Ibracon, Sebastian Soares, que também é presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS), caracterizou o fórum como “um importante legado e um marco histórico”. “A representação de várias entidades hoje é um indicador da relevância da pauta para o setor.” Ele destacou a criação do International Sustainability Standards Board (ISSB) e do CBPS após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 26), em 2021, em Glasgow (na Escócia), e o papel do Ibracon na criação do comitê, ao lado de outras entidades, e como órgão autorizado a traduzir as normas para o território nacional.
Secretária Nacional de Planejamento no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis falou da importância da colaboração entre setor público e privado para saber o que se quer das normas de sustentabilidade. “Estamos trabalhando para que tenhamos clareza sobre esse ambiente em que todos atuaremos e que orientará o trabalho das auditorias e a elaboração dos relatórios de sustentabilidade”, enfatizou.
No seu depoimento por vídeo, o presidente da Federação Internacional dos Contadores (IFAC), Lee White, disse: “Estamos no início de uma corrida, nos preparamos bem, ouvimos as instruções e estamos prontos para dar a largada. Demos o primeiro passo e temos um longo caminho pela frente, mas estamos entusiasmados para ver como as normas de sustentabilidade serão aplicadas na prática nas diversas jurisdições”.
Protagonismo brasileiro
Membro do Conselho da Fundação IFRS, Isabel Saint Malo lembrou que a liderança do Brasil no tema da sustentabilidade não é novidade. “E o Brasil está na liderança mais uma vez como o primeiro país a adotar as normas. Com isso, estabelece um padrão e envia para o mundo uma mensagem sobre a relevância do tema.”
A diretora do Projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS) na German Corporation for International Cooperation (GIZ), Christine Majowski, igualmente enfatizou a liderança brasileira: “Muitos países estão olhando para o Brasil como um forte exemplo na adoção de várias iniciativas relacionadas à sustentabilidade. O gerente de Projetos da Força Tarefa de Integridade e Compliance do B20, Reynaldo Goto, também ressaltou: “O Brasil tem sido protagonista e inovador dentro do tema de sustentabilidade, principalmente no que tange aos incentivos à iniciativa privada para a adoção de padrões sustentáveis”.
O evento contou com o apoio da IFAC (International Federation of Accountants), B20, Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS), IFRS Sustainability, Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Instituto Serzedello Corrêa.
Clique aqui para assistir ao evento.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.