8 de setembro de 2025
Entidade segue reafirmando seu papel na promoção da perícia judicial
No dia 04 de setembro, a presidente da 5ª Seção Regional (SR) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Viviene Bauer, participou da solenidade em comemoração aos 68 anos da Apejesp que tem uma atuação dedicada à promoção da perícia judicial, reforçando sua posição como uma das principais referências do setor no país. A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento das contribuições dos profissionais e pelo protagonismo da entidade.
Fundada em 30 de agosto de 1957, a instituição mantém, ao longo de mais de seis décadas, o compromisso de consolidar referências técnicas, contribuir para a credibilidade do setor e ampliar a ligação entre o saber técnico e sua aplicação social. A conselheira Márcia de Souza Montanholi, responsável pelo cerimonial, destacou que o evento é uma oportunidade de valorizar os profissionais que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento e a credibilidade da entidade. “Cada perito, assistente técnico e colaborador que faz parte da nossa história é fundamental nesse legado”, afirmou.
A atuação do perito vai além de uma atribuição técnica — ela representa um compromisso ético com a verdade e com a justiça. “Ser perito judicial exige responsabilidade, precisão e respaldo técnico. Nosso papel é essencial para a construção de um sistema de justiça mais confiável”, destacou Márcia. Ela também ressaltou a relevância do assistente técnico na garantia do contraditório e da transparência processual, elementos que contribuem diretamente para decisões mais sólidas e bem fundamentadas.
A presidente da Apejesp, Suely Gualano Bossa Serrati, fez um balanço das ações recentes da entidade, iniciando sua fala destacando o esforço pela transparência e o diálogo institucional. Nessa linha, ressaltou que, após solicitação formal, a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo acatou o pedido de reunião de alinhamento, a ser conduzida por um Juiz Assessor da área cível. “Esse avanço demonstra o comprometimento de todos com um ambiente de maior diálogo, transparência e cooperação”, afirmou.
Outro tema abordado, por ela, foi a transição tecnológica promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que migrou do sistema E-SAJ para o sistema E-PROC. Apesar de sua necessidade para modernizar o processo judicial, a mudança provocou insegurança entre os profissionais, que demandam capacitações específicas. Em resposta às solicitações da entidade, o tribunal informou que o material de treinamento já está em fase final de validação e será disponibilizado em breve para garantir que os peritos estejam preparados para operar o novo sistema, contribuindo para uma tramitação mais eficiente dos processos.
Serrati reforçou que a missão da entidade é atuar com foco na excelência técnica e na construção de uma Justiça acessível e moderna. “Celebrar 68 anos é reconhecer a nossa história, mas também pensar no futuro”, afirmou. Para ela, o compromisso da Apejesp com a ética, o aprimoramento e o diálogo devem continuar como base para consolidar a atuação de seus profissionais.
Durante o evento, o representante das Entidades Congraçadas Contábeis do estado de São Paulo e presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano, enfatizou a importância da união entre as entidades e o fortalecimento de uma agenda conjunta para o aprimoramento do setor. “Somente com diálogo e cooperação podemos garantir que a perícia judicial seja reconhecida como um pilar estratégico do sistema de justiça brasileiro”, declarou.
Reconhecimentos e homenagens
No encerramento da cerimônia, foi dado destaque a profissionais que marcaram época na história da entidade. Foram homenageados em memória, o Dr. Luis Carlos de Almeida, que dedicou mais de 35 anos ao fortalecimento da perícia no Estado, deixando um legado de ética e compromisso; Osvaldo Monéa, com mais de 35 anos de dedicação, símbolo de comprometimento e conhecimento técnico; Roberval Ramos Mascarenhas, mais de quatro décadas de atuação exemplares, representado por Márcio de Mello; Tito Lívio Ferreira Gomide, documentoscopista há mais de 40 anos, referência na área de provas técnicas; Domingos Hugo Citti, com mais de 37 anos de experiência na área; além de jovens profissionais como Jeane Séfora de Sales, Adilson Ricci, Mariana Dias Dimitrov Francica e William da Silva Morato. Além dos professores da casa, Sidney de Paula e Alexandre Nicolau Madi, e de José Marcos de Campos e José Avante, que tiveram suas trajetórias destacadas por sua dedicação, inovação e esforço de renovação.
Ao final, a presidente Suely Serrati reforçou a mensagem de que a força da instituição está na união de seus profissionais e no compromisso com o aprimoramento técnico e a ética. “Nossa história é feita de pessoas, de suas trajetórias e da dedicação de cada um que contribui para a credibilidade da perícia judicial no Estado de São Paulo. Este momento reforça a importância de continuarmos atuando com responsabilidade e transparência para consolidar nosso papel na justiça brasileira”, declarou.
Ela também destacou que o evento simboliza o compromisso de seguir buscando melhorias na prática pericial, investindo em tecnologia, capacitação e diálogo institucional. “Celebramos hoje uma trajetória de sucesso, mas também olhamos para o futuro, com a certeza de que, juntos, podemos continuar fortalecendo a perícia judicial e contribuindo para uma justiça cada vez mais confiável e eficiente.”
Encerrando a cerimônia, Suely convidou todos os presentes a manterem o espírito de união e responsabilidade, reafirmando que a força da Apejesp está na continuidade do trabalho sério, na ética profissional e na busca constante pelo aperfeiçoamento técnico. “Seguimos firmes, com objetivos claros e uma equipe comprometida. Unidos, somos mais fortes.”
Durante a celebração dos 68 anos da Apejesp, estiveram presentes diversos membros da diretoria da entidade, reafirmando o compromisso de todos com a trajetória de ética, excelência e credibilidade na perícia judicial. Entre eles, José Vanderlei Masson dos Santos, Marcelo de Almeida Prado, Osias Chasin, Alexandre Nicolau Madi, Angela Zechinelli Alonso, José Ricardo Venancio Martins, Ana Marta F. Mancuso Luft, Joaquim Martins Pereira, Márcia Montanholi, Sérgio Prado de Melo, Irineu de Mula, Patricia Barbosa, José Marcos de Campos, Fabiano Aguiar, Juliana Baggio, Silvio Simonaggio, Alfredo Cunha e Antonio de Almeida Castro Neto.
Autoridades presentes
No evento comemorativo aos 68 anos da Apejesp, além da presidente da 5ª SR do Ibracon, diversos convidados de grande importância marcaram presença para celebrar esse momento de trajetória, união e reconhecimento. Estiveram presentes o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia; vice-presidente do Sescon-SP, Jorge Luiz Gonçalves R. Segetti; o vice-presidente do Sescon-SP, Benedicto Davi Filho; o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon; o vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto S. dos Anjos; o presidente da Fecontesp-SP, José Heleno Mariano; vice-presidente da APC, Angela Zechinelli Alonso; o diretor administrativo e financeiro do CRCSP, Carlos Rufino; a presidente das Comissões Técnicas da OAB SP, Mônica Christye Rodrigues da Silva; além do representante do CRCSP em Itanhaém, Ivan Arrivabene Diniz.
Fonte: Comunicação CRCSP
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.