20 de outubro de 2023
O documento seguirá as normas IFRS S1 e S2 padronizadas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB)
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, em ofício enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), parabeniza a autarquia pela divulgação no dia de hoje, 20 de outubro de 2023, da resolução para adoção de indicadores claros e comparáveis em práticas sustentáveis de empresas que acessam o mercado de capitais.
A nova resolução prevê que a partir do próximo ano, Companhias Abertas, Fundos de Investimento e Companhias Securitizadoras poderão, em caráter voluntário, elaborar e publicar um relatório anual especial com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, com indicadores e métricas claros e comparáveis.
O documento seguirá as normas IFRS S1 e S2 padronizadas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). A elaboração e publicação em língua portuguesa deste relatório relacionado à gestão de riscos ESG será obrigatória para as Companhias Abertas a partir de 2026.
A demanda por práticas transparentes e comprometidas com a sustentabilidade é uma tendência que tem ganhado força em mercados financeiros ao redor do mundo. Desta forma, a adoção antecipada voluntária serve como um incentivo para que empresas adotem, proativamente, práticas mais sustentáveis.
Com essa nova resolução, o Brasil se torna o primeiro país a internalizar essas normas no mundo e reafirma o compromisso em direcionar sua economia para um futuro mais verde e responsável.
O Ibracon manifesta, mais uma vez, seu compromisso e da profissão de Auditoria Independente, em contribuir nesse importante processo de adoção das referidas normas no ambiente brasileiro.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.