Ibracon marca presença no XXII Seminário Internacional da FACPCS - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon marca presença no XXII Seminário Internacional da FACPCS

18 de setembro de 2025

Representantes do Instituto participam da programação do evento

Ontem, 17 de setembro, representantes do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil participaram do XXII Seminário Internacional da Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS). Realizado em formato digital, o encontro reuniu autoridades e especialistas para debater os impactos da Reforma Tributária, atualizações de normas internacionais e os avanços da agenda de sustentabilidade.

Na abertura, o presidente do Ibracon e do Conselho Curador da FACPCS, Sebastian Soares, destacou os pilares que devem nortear a profissão contábil na próxima década. “Quando olhamos para a agenda da próxima década, vejo pilares fundamentais para dar protagonismo à contabilidade e à profissão nesse período. O primeiro é a tecnologia, especialmente a inteligência artificial. O segundo é a modulação das agendas já em andamento, em especial no campo da sustentabilidade, no qual o Brasil tem se destacado como pioneiro em energia limpa e renovável”, afirmou.

No painel sobre os impactos da Reforma Tributária nas demonstrações contábeis, o coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon e Coordenador de Relações Internacionais do CPC, Marcio Rost, reforçou a necessidade de preparação das empresas. “O próximo ano será um período de testes, alinhamentos e ajustes finos para a Reforma Tributária. Não se esperam mudanças nos impostos em si, mas sim nas obrigações acessórias, para as quais é importante que as companhias já se preparem.”

Já no painel sobre as Normas Internacionais IFRS S1 e S2, a integrante do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon, Daniele Soares, destacou o impacto da adoção dos novos padrões. “As Normas Internacionais IFRS S1 e S2 não são apenas um marco técnico: elas também determinam o ritmo e a forma como somos percebidos. Isso significa estar comprometido com temas ambientais, sociais e de governança, integrando-os às estratégias e processos decisórios.”

No debate sobre a IFRS 18/CPC 51, o diretor técnico do Ibracon e Coordenador Técnico do CPC, Rogério Mota, alertou para a importância da comunicação transparente ao mercado. “É fundamental comunicar previamente aos analistas e investidores as mudanças que estão sendo feitas. Caso contrário, eles podem se perguntar por que a empresa alterou radicalmente a estrutura do resultado. Essa comunicação prévia ajuda a preparar o mercado para o processo.”

A agenda de sustentabilidade também esteve em pauta. No painel sobre divulgação de informações ESG, o membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon, Maurício Colombari, ressaltou o protagonismo brasileiro. “O Brasil tem exercido um pioneirismo muito grande nessa agenda, com os primeiros relatórios reconhecidos como referências globais. O objetivo é trazer para os relatórios o que seja material e relevante para o tomador de decisão.”

No encerramento, o presidente da FACPCS e coordenador do Comitê de Normas de Contabilidade (CNC) do Ibracon, Silvio Takahashi, avaliou positivamente os debates. “Falamos sobre reforma tributária, IFRS 18 e sustentabilidade sob a ótica do ISSB, do setor público e do setor privado. Acredito que o seminário cumpriu seu objetivo de trazer temas relevantes para a nossa profissão.”

O evento contou ainda com a participação de autoridades como o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, o presidente do Glenif, Hernan Pablo Casinelli, o presidente interino da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Otto Lobo, e Alexandre Pinheiro dos Santos, Superintendente Geral da CVM, bem como representantes de entidades parceiras.

Fonte: Comunicação CFC

Por Comunicação Ibracon