Ibracon é destaque no Valor Econômico por atuação na adaptação de normas globais sobre fraude e continuidade operacional - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon é destaque no Valor Econômico por atuação na adaptação de normas globais sobre fraude e continuidade operacional

15 de julho de 2025

A expectativa é que as normas passem a valer internacionalmente a partir de dezembro de 2026

O jornal Valor Econômico destacou o papel do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil na matéria “Revisão de normas reforça papel do auditor em fraudes e busca responder críticas”, assinada por Victor Meneses. A reportagem aborda as revisões promovidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Auditoria e Asseguração (IAASB) nas normas internacionais ISA 240 e ISA 570, que tratam, respectivamente, das responsabilidades do auditor em relação à fraude e à continuidade operacional das empresas. As mudanças respondem a críticas públicas e exigências por maior clareza na atuação dos auditores.

Como entidade responsável pela tradução oficial das normas internacionais para o português, o Ibracon tem papel fundamental na adaptação técnica dessas atualizações ao contexto brasileiro. “A revisão deixa mais claro, de forma enfática, quais são as responsabilidades do auditor relacionadas à fraude. A ISA 240 fortalece e esclarece o que os auditores devem fazer para lidar com o tema”, afirma Sebastian Soares, presidente do Ibracon. Ele explica ainda que a ISA 570 exigirá maior transparência sobre os riscos à continuidade operacional no relatório do auditor.

A expectativa é que as normas passem a valer internacionalmente a partir de dezembro de 2026 e, segundo o Ibracon, a versão em português deverá estar disponível até essa data.

Para ler a matéria completa, clique aqui (É necessário ser assinante do Valor Econômico).

Por Comunicação Ibracon