21 de fevereiro de 2025
Sebastian Soares falou sobre a implementação da agenda de sustentabilidade pelas empresas brasileiras
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque na matéria “Empresas devem aproveitar 2025 para ‘errar e ajustar’ agenda sustentável” dos jornalistas Giordanna Neves e Eduardo Rodrigues da Agência Estado.
No texto, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, destacou que 2025 será um “divisor de águas” na implementação da agenda de sustentabilidade pelas empresas brasileiras. Segundo ele, este ano deve ser aproveitado como um período de aprendizado antes da obrigatoriedade da divulgação dos relatórios ESG, que entrará em vigor em 2026. “Quem deixar para 2026, que é ano mandatório, não vai ter tempo de errar. O risco é esse”, alertou Soares.
Ele também ressaltou que o principal desafio da nova exigência será a capacitação de profissionais em todas as áreas envolvidas, incluindo contadores, auditores, reguladores e até o meio acadêmico. “O maior risco que eu vejo é exatamente você pegar uma base grande de profissionais e ensiná-los coisas que até então não eram do nosso conhecimento. Por isso 2025 vai ser um divisor de águas”, afirmou.
O presidente do Ibracon ainda avaliou que, apesar de possíveis impactos de políticas externas, a agenda sustentável seguirá forte no médio e longo prazo, impulsionada pelo apoio de grandes economias globais.
Para ler a notícia completa, clique aqui
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.