28 de fevereiro de 2025
A nova edição já está disponível on-line
O International Accounting Standards Board (Iasb) emitiu ontem, 27, a terceira edição da Norma de Contabilidade para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Atualmente ela é exigida ou permitida em 85 jurisdições e visa equilibrar as necessidades de informações dos credores e outros usuários das demonstrações financeiras das PMEs, com os recursos disponíveis para essas empresas.
A atualização desta norma é o resultado de uma revisão periódica abrangente e os destaques incluem um modelo revisado para reconhecimento de receita; atualização dos requisitos para combinações de negócios, consolidações e instrumentos financeiros, bem como reuniu os requisitos para a mensuração do valor justo em um único local.
“A atualização da IFRS para PMEs melhora as informações fornecidas aos usuários das demonstrações financeiras, mantendo a simplicidade da norma. A atualização entra em vigor para períodos anuais, iniciados em ou após 1º de janeiro de 2027, sendo permitida a aplicação antecipada”, comentou o presidente do Iasb, Andreas Barckow.
A nova edição já está disponível on-line. Os assinantes do IFRS Digital têm acesso à terceira edição completa, que inclui a Base para Conclusões e Demonstrações Contábeis Ilustrativas. Os usuários registrados do IFRS.org têm acesso limitado.
Acesse abaixo as publicações divulgadas.
– Terceira edição da Norma de Contabilidade IFRS para PMEs
– Base para Conclusões e Demonstrações Contábeis Ilustrativas
– Declaração de feedback e análise de efeitos
– Recém-lançada série de podcasts sobre a Norma
Edição impressa
O conteúdo premium disponível para os assinantes do IFRS Digital será oferecido em breve como um conjunto impresso de dois volumes. O registro de interesse acionará uma notificação quando os volumes impressos estiverem disponíveis para encomenda.
Para conferir o vídeo de apresentação da IFRS para PMEs, clique aqui. Leia mais sobre o assunto.
Fonte: Comunicação CFC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.