24 de junho de 2025
O 3º Hackathon do Ibracon reuniu Instituições de Ensino Superior (IES), com o desafio de desenvolver soluções tecnológicas voltadas à auditoria e à verificação de dados ESG, com uso de inteligência artificial e automação
Como preparação para o 3º Hackathon do Ibracon, realizado no dia 18 de junho no Teatro Bradesco, em São Paulo, os finalistas participaram de uma aula magna sobre pitch de vendas, com foco em aprimorar a performance de apresentação de seus projetos durante o evento de premiação.
A atividade aconteceu no dia 12 de junho e foi conduzida por Roberta Simões, fundadora da Pitching, especialista em aceleração de startups e inovação corporativa. Durante a aula, foram abordadas técnicas de storytelling, estrutura narrativa, clareza de proposta e conexão com o público, voltadas aos times finalistas, mentores e profissionais interessados em comunicação de alto impacto.
Evento de premiação
O 3º Hackathon do Ibracon reuniu Instituições de Ensino Superior (IES), com o desafio de desenvolver soluções tecnológicas voltadas à auditoria e à verificação de dados ESG, com uso de inteligência artificial e automação. As 9 IES inscritas no concurso participaram da etapa de mentoria, que somou mais de 40 encontros com especialistas do setor.
Na grande final, que aconteceu no 2º dia da 15ª Conferência de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon, cinco equipes finalitas apresentaram seus projetos ao vivo para o público do evento. O primeiro lugar foi conquistado pela equipe da FECAP, com o projeto Zeus Lightning, um ecossistema de IA para análise inteligente de relatórios de sustentabilidade. O segundo lugar ficou com a Fipecafi, com a solução Greencheck. Também se destacaram as equipes da UFSC (AuditorIA), UNIFAP (Audite.me) e UNIFAJ (ESG Confiance).
“O Hackathon é um exemplo de como a tecnologia e a formação técnica podem caminhar juntas para transformar a auditoria do futuro”, destacou o presidente do Ibracon, Sebastian Soares.
O evento foi seguido por um painel sobre inteligência artificial nas demonstrações financeiras e na agenda ESG. Especialistas como Gianni Ricciardi, da Fundação Dom Cabral, e representantes do Ibracon Jovem, como Matheus Zurli e Adriano Thomé, trouxeram reflexões sobre os desafios éticos, técnicos e de governança em um cenário cada vez mais automatizado, reforçando a importância da formação contínua e da responsabilidade profissional.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.