26 de agosto de 2025
O texto aborda os impactos da nova norma contábil IFRS 18, que substituirá a IAS 1 e passará a valer em 2027, alterando a estrutura das demonstrações financeiras e exigindo maior transparência das companhias
O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade e ESG do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Reinaldo Oliari, foi destaque na matéria “IASB dá novo passo em preparação do mercado para IFRS 18 e empresas fazem lição de casa”, publicada hoje, 26, pela revista Capital Aberto e assinada pela jornalista Amanda Meneses. O texto aborda os impactos da nova norma contábil IFRS 18, que substituirá a IAS 1 e passará a valer em 2027, alterando a estrutura das demonstrações financeiras e exigindo maior transparência das companhias.
Na reportagem, Oliari ressaltou a importância da conectividade entre os relatórios financeiros e os de sustentabilidade, destacando que ambos são observados pelos mesmos stakeholders. O executivo explicou que incertezas materiais – regulatórias, climáticas ou macroeconômicas – também devem ser refletidas nas demonstrações financeiras, o que demanda integração entre o desempenho financeiro e não financeiro das empresas.
Segundo o representante do Ibracon, além da adaptação à norma, as companhias precisam investir em atualização de sistemas, processos e capacitação de pessoas para garantir a efetiva implementação da IFRS 18. “Não se trata apenas de seguir um novo padrão contábil, mas de rever controles internos e assegurar consistência na divulgação das informações”, destacou Oliari na publicação.
Para ler a matéria, clique aqui. É preciso ser assinante da Capital Aberto.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.