Contabilidade: a visão que falta no colegiado da CVM - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Contabilidade: a visão que falta no colegiado da CVM

29 de outubro de 2025

A recomposição do colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abre uma discussão relevante sobre o perfil técnico e a diversidade de formações que fortalecem a atuação do órgão.

Em artigo publicado no JOTA, Antoninho Marmo Trevisan, detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra, destaca que a presença de um contador no colegiado pode contribuir para conectar informações financeiras à dinâmica econômica e empresarial, ampliando a precisão técnica das decisões e a previsibilidade regulatória.

Como lembra o autor, “a profissão não se limita à aplicação de normas ou registros técnicos: ela sustenta a transparência das empresas, dá credibilidade às informações financeiras e garante que investidores, reguladores e sociedade possam confiar nos números que orientam decisões.”

O Ibracon reconhece o valor dessa visão. A incorporação do olhar contábil em instâncias estratégicas na CVM reforça a capacidade institucional do órgão e contribui para um mercado de capitais mais sólido, transparente e alinhado às melhores práticas internacionais.

Leia o artigo completo

Por Comunicação Ibracon