13 de outubro de 2025
Com foco em conhecer melhor a realidade da classe contábil, o levantamento pretende reunir informações que permitam ao Sistema CFC/CRCs aperfeiçoar suas políticas institucionais e oferecer ações mais alinhadas às demandas dos profissionais
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) acaba de lançar a nova edição do Perfil do Profissional da Contabilidade – 2025, uma pesquisa nacional que busca compreender as principais características, desafios e perspectivas dos contadores e técnicos em contabilidade registrados no Sistema CFC/CRCs.
Com foco em conhecer melhor a realidade da classe contábil, o levantamento pretende reunir informações que permitam ao Sistema CFC/CRCs aperfeiçoar suas políticas institucionais e oferecer ações mais alinhadas às demandas dos profissionais.
Nesta edição, o questionário aborda temas como dados pessoais, relacionamento com o Sistema CFC/CRCs, uso de tecnologia, elaboração de relatórios de sustentabilidade, além de tópicos sobre os desafios e oportunidades que permeiam a atuação na área contábil. De acordo com o perfil do participante, o sistema direciona perguntas específicas para garantir a relevância das respostas.
O CFC ressalta que o objetivo não é medir o conhecimento técnico dos profissionais, mas compreender como eles enfrentam os desafios do dia a dia e tomam decisões diante das complexidades da profissão. As respostas serão tratadas de forma anônima e analisadas estatisticamente, garantindo total sigilo. Parte dos resultados será disponibilizada ao público no portal www.cfc.org.br.
A participação é voluntária e leva entre 15 e 20 minutos. Profissionais interessados em contribuir com a pesquisa podem acessar o questionário e confirmar sua participação clicando em “EU ACEITO”. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail perfil2025@cfc.org.br.
Com o lema “A sua voz reforça as decisões do CFC”, o Perfil 2025 reforça o compromisso da autarquia com o fortalecimento e a valorização da profissão contábil no Brasil.
Acesse o link da pesquisa: http://bit.ly/3ICUpiB
Fonte: Comunicação CFC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.