9 de outubro de 2024
Guy Almeida Andrade é o autor do artigo publicado no Valor Investe
Nesta terça-feira, 8, o Valor Investe publicou o artigo “20 anos de rodízio de auditores – lições” de autoria de Guy Almeida Andrade, presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Gestão 2002-2004) e presidente do Conselho de Administração do Instituto de 2010 a 2014.
No artigo, Guy aborda o rodízio obrigatório de auditores independentes, implantado inicialmente em 1996 pelo Banco Central do Brasil, e que, continua sendo objeto de discussão.
“Em 2004, passou a vigorar no Brasil a regra do rodízio obrigatório de auditores independentes introduzida pela Instrução CVM 308/99, que regulava a atividade de auditoria independente. Depois de 20 anos, continuamos a discuti-lo. O rodízio foi implantado inicialmente em 1996 pelo Banco Central do Brasil, como resposta aos escândalos do Banco Nacional e do Banco Econômico em 1995. Ao se desvendar a fraude do Banco Nacional, concluiu-se que os auditores do banco mantinham relacionamento muito próximo com a administração. Entre tantas medidas para se coibir tal conduta, que ameaça a independência e objetividade do auditor, escolheu-se aquela que dava a impressão de eficácia e que não envolveria custo de supervisão”, escreve Guy em seu artigo.
Para ler o texto na íntegra, clique aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.