A
A
Balde
Teclado

Mind the Gap: a série do Ibracon que aborda o papel da Auditoria Independente e os gaps de expectativa existentes envolvendo a sua atuação

23 de maio de 2023

Os cinco primeiros artigos já estão disponíveis

O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil lançou em fevereiro, a série “Mind The Gap”. A iniciativa, que teve início em 2022, tem o objetivo de abordar o papel da Auditoria Independente para os diversos públicos de interesse e reduzir, assim, o gap de expectativas, apresentando as responsabilidades e limites de sua atuação.

“Muitas vezes o desconhecimento dos limites impostos pela legislação e pela própria atuação profissional dos auditores faz com que surjam expectativas descoladas da realidade com relação ao seu papel e desempenho. Além de esclarecer essas questões, o Mind The Gap vai ao encontro do entendimento do Ibracon de que o conhecimento das atribuições da auditoria é essencial para constantemente aprimorá-las”, explica Rogerio Mota, diretor Técnico do Instituto.

Artigos já lançados

Os cinco primeiros artigos da série já estão disponíveis:

– Você conhece o papel da Auditoria Independente? – o leitor conhecerá o papel e a relevância da auditoria independente, bem as responsabilidades dos demais atores envolvidos na governança das empresas.

– Você sabe o que é o gap de conhecimento do papel da Auditoria Independente? –  por meio do artigo, o leitor conhecerá o trabalho do Auditor Independente e entenderá os limites existentes, considerando que a profissão é uma atividade altamente regulada, ou seja, baseada em legislações e regulamentos que nem sempre condizem com o que a sociedade pensa e acredita que deva ser papel do auditor.

-Você sabe o que é o gap de desempenho nos trabalhos da Auditoria Independente? – no artigo, o leitor entenderá que o gap de desempenho se coloca entre o resultado da Auditoria Independente e aquilo que a legislação requer da auditoria, com destaque a dois pontos: a possibilidade de haver normas deficientes e a capacitação dos profissionais de Auditoria Independente.

-Você sabe o que é o gap de evolução na Auditoria Independente? – por meio deste artigo, o leitor entenderá que o gap de evolução está relacionado aos aspectos nos quais a auditoria pode evoluir, levando em consideração os avanços tecnológicos, o interesse público e as áreas em que ele seja capaz de agregar mais valor.

– Princípios fundamentais de ética e ceticismo do Auditor Independente – o artigo trata de um dos valores primordiais da profissão: a ética. Na Auditoria Independente, a ética profissional tem o propósito de viabilizar ao auditor o bom cumprimento de sua função na sociedade

– Você sabia que a independência é imprescindível na Auditoria Independente? – o artigo trata sobre como a independência está intimamente relacionada aos princípios fundamentais de objetividade e de integridade do auditor. Não é à toa que – de tão valiosa que é para a auditoria – a independência faça parte do próprio nome da profissão.

Erros, fraudes e as responsabilidades da Auditoria Independente e dos preparadores das Informações Financeiras o artigo trata sobre como um bom sistema de governança é essencial para mitigar o risco de erros, fraudes ou descumprimentos de leis ou regulamentos.

–  A continuidade Operacional e o papel da Auditoria Independente  – o artigo aborda a importância do tema para o auditor independente, que apura se a base utilizada pela administração para a elaboração das demonstrações é aceitável, verifica se existe incerteza operacional relevante e, nesse caso, avalia se ela foi corretamente informada pela administração.

A série ainda prevê artigos sobre princípios fundamentais de ética do profissional, independência e ceticismo, continuidade operacional, entre outros.

Por Comunicação Ibracon