2 de fevereiro de 2026
IPSASB SRS 1 fortalece a transparência, a responsabilização e a tomada de decisões de governos e entidades do setor público
Governos em todo o mundo enfrentam riscos relacionados às mudanças climáticas e a eventos climáticos extremos. Até agora, porém, havia uma lacuna de orientações claras para o setor público sobre como divulgar esses riscos de forma a subsidiar a responsabilização e a tomada de decisões.
Para suprir essa lacuna, o Conselho Internacional de Normas Contábeis do Setor Público (IPSASB) emitiu o IPSASB SRS 1 – Divulgações Relacionadas ao Clima, a primeira norma do setor público destinada a auxiliar governos e entidades do setor público na divulgação clara e consistente de riscos e oportunidades relacionados ao clima.
A IPSASB SRS 1 foi desenvolvida com o apoio do Banco Mundial, instituição que atua para promover o desenvolvimento sustentável, combinando financiamento, conhecimento e expertise com o objetivo de erradicar a pobreza e proteger o planeta.
Segundo o presidente da IPSASB, Thomas Müller-Marqués Berger, “os governos têm papel central na agenda climática. As decisões governamentais podem influenciar resultados em toda a economia. Informações relacionadas ao clima são essenciais para o fortalecimento da gestão financeira pública, pois oferecem subsídios sobre os riscos e as oportunidades climáticos associados às operações governamentais. As novas divulgações também favorecem o acesso mais eficiente aos mercados de capitais, viabilizando a mobilização do financiamento adicional necessário para a resiliência climática”, afirmou.
Para Arturo Herrera, diretor global de Governança do Banco Mundial, a iniciativa representa um avanço significativo. “Historicamente, o foco do relato de sustentabilidade esteve concentrado no setor privado. Considerando que o setor público responde por uma parcela significativa das emissões globais, essas novas normas representam uma oportunidade relevante para disponibilizar ao público informações mais completas sobre os impactos relacionados ao clima”, destacou.
A IPSASB SRS 1 está alinhada à IFRS S2, com o objetivo de ampliar a consistência e a comparabilidade das divulgações relacionadas ao clima entre os setores público e privado, em benefício dos participantes do mercado, em especial credores e outros provedores de recursos.
A norma se aplica aos relatórios financeiros de propósito geral das entidades, para períodos anuais iniciados em ou após 1º de janeiro de 2028, sendo permitida a adoção antecipada. Acesse.
Saiba mais
Para apoiar a implementação da nova norma, a IPSASB realizará um webinar global no dia 12 de fevereiro de 2026, das 8h às 9h (EST) — 13h às 14h (UTC). O evento apresentará os principais aspectos da IPSASB SRS 1, além de estratégias práticas de implementação e espaço para perguntas dos participantes. Inscreva-se.
Fonte: Comunicação IPSASB
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.