Internacional: O IESBA lança Viewpoints de Cultura e Governança das Firmas ao iniciar agenda da Ásia - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: O IESBA lança Viewpoints de Cultura e Governança das Firmas ao iniciar agenda da Ásia

16 de janeiro de 2026

– A IESBA lança seus Viewpoints sobre Cultura e Governança das Firmas, iniciando um diálogo global de seis meses sobre os fatores que impulsionam  a cultura ética nas firmas de contabilidade.

– O lançamento coincide com o alcance do IESBA na Ásia em Singapura, Malásia e RAE de Hong Kong, envolvendo reguladores, órgãos profissionais, firmas, investidores, CFOs e outros públicos. com foco nas prioridades que moldarão a profissão em 2026.

– As discussões terão como foco a estratégia do IESBA para 2028–2031, as normas éticas relacionadas à sustentabilidade, as lições aprendidas com a implementação das normas existentes, a cultura e governança das firmas, os investimentos de private equity, a tecnologia, bem como riscos e tendências éticas emergentes.

O Conselho Internacional de Padrões de Ética para Contadores (IESBA) iniciou uma visita de engajamento de alto nível a Singapura, Malásia e RAE de Hong Kong, marcada pelo lançamento de seus Viewpoints sobre oito elementos fundamentais de um arcabouço de cultura ética e  governança para firmas de contabilidade. Saiba mais sobre o Projeto de Cultura e Governança da Empresa aqui.

Os Viewpoints do IESBA foram projetados para apoiar o diálogo global sobre características essenciais de elementos como liderança ética, governança e incentivos, que influenciam a cultura ética e o comportamento nas firmas de contabilidade, subsidiando o desenvolvimento planejado de uma base global comum.

Os principais temas da agenda incluem desenvolvimentos internacionais e regionais em normatização, as normas relacionadas à sustentabilidade, as lições aprendidas com a implementação da norma Responding to Non-compliance with Laws and Regulations (NOCLAR) e do Código IESBA reestruturado, além de mudanças impulsionadas pela tecnologia e investimento em private equity em firmas de contabilidade.

Durante a visita, o IESBA se engajará com uma ampla gama de partes interessadas, incluindo reguladores, organizações profissionais de contabilidade, emissores de normas, firmas de contabilidade, investidores, diretores financeiros, profissionais da contabilidade, autoridades responsáveis pela integridade do mercado e pela prevenção de crimes financeiros, entre outros.

O agenda de engajamento reflete o papel central da Ásia na adoção e implementação das normas internacionais de ética e a importância da região para o sistema financeiro global e para os trabalhos do IESBA.

“A Ásia está na linha de frente de muitos dos desenvolvimentos que estão remodelando a profissão contábil e o setor financeiro de forma mais ampla — desde sustentabilidade e tecnologia até modelos de negócios em evolução e das expectativas regulatórias”, disse Gabriela Figueiredo Dias, presidente do IESBA.

“Esse engajamento é uma oportunidade para ouvir, trocar opiniões e aprofundar o engajamento com partes interessadas em uma região estratégica, que está moldando a forma como a ética é aplicada na prática em toda a região.”

Viewpoints e Diálogos sobre Cultura e Governança das Firmas

Os Viewpoints do IESBA sobre Cultura e Governança das Firmas, publicados hoje, respondem ao crescente reconhecimento de que o comportamento ético não é moldado apenas por regras e pela conduta individual, mas também por fatores organizacionais como liderança, governança, responsabilidade, incentivos, abertura e transparência, entre outros.

Os Viewpoints não constituem uma proposta de arcabouço normativo. Eles têm como objetivo estimular reflexão, aprendizado e engajamento, além de apoiar um diálogo informado sobre como deverá ser estruturado um futuro arcabouço global sobre cultura corporativa e governança.

Sua publicação marca o início dos Diálogos sobre Cultura e Governança das Firmas, uma iniciativa global de engajamento, com duração de seis meses pela qual o IESBA irá testar, refinar e desenvolver seu entendimento, em estreita consulta com as partes interessadas.

Materiais de apoio divulgados incluem:

Uma publicação apresentando os Viewpoints sobre os oito elementos do Arcabouço de Cultura e Governança das Firmas, bem como os objetivos do projeto e os diálogos planejados para o primeiro semestre de 2026;

– Um Resumo executivo (Snapshot) que oferece uma visão breve e não técnica do projeto, dos Viewpoints, das próximas discussões e das principais decisões esperadas para 2026;

– Uma Nota Técnica (Briefing Note), apresentando os Viewpoints, seu contexto e objetivos, questões de engajamento e próximos passos; e

– Um artigo que descreve as inter-relações entre os Viewpoints e a Norma Internacional de Gestão da Qualidade 1 (ISQM 1).

“A confiança se tornou um ativo estratégico determinante. As organizações são cada vez mais avaliadas não apenas pela excelência técnica ou sucesso comercial, mas também pelos valores que demonstram, pelos julgamentos que exercem sob pressão e pela confiança que conquistam junto aos mercados, reguladores, investidores e à sociedade em geral”, disse Gabriela Figueiredo Dias.

“Os Pontos de Vista do IESBA têm como objetivo apoiar a reflexão e o diálogo sobre princípios capazes de fortalecer a confiança e a resiliência.”

Agenda na Ásia: reuniões em Singapura, Malásia e Hong Kong

Durante a agenda de janeiro, o IESBA irá se reunir com partes interessadas em Singapura, Malásia e Hong Kong, incluindo organizações profissionais de contabilidade, reguladores, emissores de normas, firmas de contabilidade, investidores, CFOs, profissionais de contabilidade, autoridades públicas responsáveis pela integridade dos mercados e prevenção de crimes financeiros, entre outros.

Singapura | 12–13 de janeiro de 2026

A agenda se inicia em Singapura, com reuniões no Instituto de Contadores Públicos de Singapura (ISCA), abordando a direção estratégica do IESBA, o relato de sustentabilidade, as lições aprendidas com a implementação do NOCLAR e do Código IESBA reestruturado, e os Viewpoints do IESBA sobre Cultura e Governança das Firmas. Uma sessão específica com Diretores Financeiros abordará desafios éticos enfrentados por profissionais da contabilidade que atuam em empresas ou em funções equivalentes.

O IESBA se reunirá com a Associação de Contadores Certificados (ACCA) para discutir prioridades e projetos em andamento.

No dia 13 de janeiro, o IESBA participará de um programa de dia inteiro promovido pela Autoridade Reguladora de Contabilidade e Corporativa (ACRA), com debates sobre a estratégia e projetos-chave do IESBA, painéis sobre cultura e governança das firmas e investimento em private equity, uma conversa informal sobre tecnologia e inovação, além de mais discussões sobre lições aprendidas com a  implementação das Normas do IESBA.

Malásia | 15–16 de janeiro de 2026

Na Malásia, o IESBA se reunirá com o Instituto de Contadores da Malásia (MIA) para discutir a direção estratégica do IESBA, a adoção do Código do IESBA, bem como os desafios e pressões éticas enfrentadas pela profissão.

O IESBA também se reunirá com a Comissão de Valores Mobiliários da Malásia (MY SECCOM), com discussões focadas na cultura e governança das firmas, ética relacionada à sustentabilidade, NOCLAR e riscos emergentes que afetam a confiança e a integridade do mercado.

Sessões específicas realizadas no MY SECCOM incluirão discussões com o Instituto Malásio de Contadores Públicos Certificados, a Confederação de Contadores Asiáticos e do Pacífico e o Conselho de Investidores Institucionais, bem como firmas de contabilidade e profissionais da contabilidade que atuam em empresas,  para discutir prioridades nacionais e regionais, bem como o plano de trabalho do IESBA, incluindo os Viewpoints do IESBA sobre Cultura e Governança das Firmas e o desenvolvimento futuro de um Arcabouço global de aplicação prática, o relato de sustentabilidade, NOCLAR e outros temas e tendências atuais.

Hong Kong SAR | 19–21 de janeiro de 2026

A etapa final da visita ocorrerá na RAE de Hong Kong e incluirá um programa de dia inteiro com o Instituto de Contadores Públicos Certificados de Hong Kong (HKICPA), além de reuniões com a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC), o Conselho de Contabilidade e Relatórios Financeiros (AFRC), a Comissão Independente Contra a Corrupção (ICAC) e a Associação Asiática de Governança Corporativa (ACGA).

As discussões abordarão as prioridades futuras do IESBA, o Código do IESBA, os Viewpoints e o Projeto de Cultura e Governança das Firmas, além do papel da ética e do julgamento profissional no combate ao crime financeiro.

Fonte: Comunicação IESBA