6 de outubro de 2025
O encontro abordou os principais efeitos que a Reforma Tributária trará para a contabilidade e a Auditoria Independente
No último dia 2 de outubro, representantes do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil participaram do painel “Contabilização da Reforma Tributária e os Impactos na Auditoria Independente” durante a 29ª Convecon. O debate reuniu Ademir Bernardo da Silva Júnior, coordenador do Grupo de Trabalho Tributário do Ibracon, e Silvio Takahashi, coordenador do Comitê de Normas de Contabilidade (CNC) do Instituto, sob a moderação de Sebastian Soares, presidente do Ibracon.
O encontro abordou os principais efeitos que a Reforma Tributária trará para a contabilidade e a Auditoria Independente. Ademir Bernardo abriu a discussão destacando as mudanças mais relevantes: a compensação de créditos tributários e o split payment. Ele alertou que ainda existem dúvidas quanto à contabilização desses créditos e ao registro contábil do recolhimento de impostos com a separação do tributo já no momento da transação financeira. “O fim dos benefícios fiscais também é outro ponto de discussão, pois será necessário fazer o impairment em um grande número de empresas”, acrescentou.
Na sequência, Silvio Takahashi trouxe a perspectiva da auditoria independente. Segundo ele, os impactos da Reforma ainda são objeto de análise em grupos de trabalho e fóruns de entidades como o próprio Ibracon. Entre os desafios, destacou a auditoria no setor varejista, caracterizado por milhões de operações pulverizadas, e o papel crescente da Inteligência Artificial no suporte à atividade. “Ainda há dúvidas sobre como algumas informações serão apresentadas nas demonstrações e como será a contabilização do tributo com o split payment”, observou.
Encerrando o painel, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, reforçou a necessidade de constante atualização dos profissionais da área. “Será um período muito desafiador e os contadores responsáveis pela preparação e pela auditoria das demonstrações contábeis devem estar muito bem preparados”, concluiu.
Fonte: Comunicação CRCSP
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.