Ibracon publica artigo sobre impacto da Inteligência Artificial na auditoria - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon publica artigo sobre impacto da Inteligência Artificial na auditoria

2 de outubro de 2025

No artigo, os autores destacam que a IA pode ser uma importante aliada do auditor, ampliando a capacidade de análise de dados, identificação de padrões e detecção de riscos

Ontem, 1º de outubro, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil divulgou em sua página no LinkedIn o artigo “Avanço da IA nas finanças exige novas abordagens da auditoria para assegurar precisão, transparência e confiança nos relatórios”. A publicação faz parte de uma ação conjunta entre o Instituto e a KPMG, firma de auditoria associada.

O texto, assinado por Rodrigo Gonzalez, sócio líder de Tecnologia e Inovação em Auditoria da KPMG, e Márcio Santos, coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação do Ibracon,  analisa como a Inteligência Artificial (IA) vem transformando os processos financeiros das empresas brasileiras e os reflexos diretos dessa mudança para a auditoria. Segundo a pesquisa KPMG Global AI in Finance Report, 58% das companhias no Brasil já estão em fase de implementação da IA em suas áreas de finanças e 15% alcançaram um estágio avançado de maturidade.

No artigo, os autores destacam que a IA pode ser uma importante aliada do auditor, ampliando a capacidade de análise de dados, identificação de padrões e detecção de riscos. No entanto, também traz novos desafios relacionados à avaliação da qualidade dos dados, à robustez dos modelos e à governança dos processos automatizados.

Para Gonzalez e Santos, a auditoria mantém um papel estratégico em um ambiente cada vez mais digital: “Mais do que nunca, o auditor é indispensável para interpretar contextos, avaliar riscos e construir confiança, inclusive em um cenário mediado por algoritmos”.

A publicação reforça que, diante da aceleração tecnológica, a profissão deve adotar novas abordagens e ferramentas para assegurar a integridade e a precisão das informações financeiras, sem perder de vista seu papel essencial na promoção da transparência e da confiança.

O artigo completo pode ser acessado no perfil do Ibracon no LinkedIn.

Por Comunicação Ibracon