Internacional: IESBA atualiza plano de trabalho para apoiar a liderança ética em tempos de incerteza - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: IESBA atualiza plano de trabalho para apoiar a liderança ética em tempos de incerteza

2 de julho de 2025

Em meio a rápidas mudanças nos mercados financeiros, nas expectativas das partes interessadas e no cenário regulatório, o IESBA reafirmou seu compromisso de fortalecer os fundamentos éticos da contabilidade, negócios e finanças

O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) aprovou atualizações em seu Plano de Trabalho 2025-2026 para melhor apoiar o comportamento ético e o julgamento independente em um ambiente cada vez mais volátil e incerto.

Em meio a rápidas mudanças nos mercados financeiros, nas expectativas das partes interessadas e no cenário regulatório, o IESBA reafirmou seu compromisso de fortalecer os fundamentos éticos da contabilidade, negócios e finanças.

“Os desafios atuais exigem que nos concentremos no que mais importa: culturas éticas mais fortes, melhor apoio para a adoção global de nossos padrões e uma abordagem mais inteligente e responsiva ao nosso trabalho”, disse Gabriela Figueiredo Dias, presidente do IESBA. Desenvolvemos padrões fortes – agora é hora de nos concentrarmos em apoiar seu uso nas decisões do dia-a-dia. O IESBA continua comprometido em ajudar os contadores profissionais a aplicar a ética em contextos do mundo real e em fortalecer a confiança do público onde ela é mais necessária.”

O plano de trabalho revisado reflete três decisões principais:

  1. Uma abordagem resequenciada do projeto de cultura e governança da empresa

Com base no extenso feedback das partes interessadas e na análise de mercado, o IESBA continua firmemente comprometido em tomar medidas decisivas para abordar as dimensões culturais e de governança nas empresas de contabilidade que têm implicações para o comportamento ético. Seguindo o Relatório do Grupo de Trabalho de Cultura e Governança da Empresa (FCG) da IESBA de janeiro de 2025, nos próximos 6 meses, a IESBA desenvolverá uma série de pontos de vista da IESBA sobre os oito elementos de uma estrutura FCG destacados no relatório do Grupo de Trabalho, incluindo liderança ética, responsabilidade e incentivos e recompensas. Ao mesmo tempo, o IESBA desenvolverá um plano de orientação prática e outras iniciativas em 2026 para ajudar as empresas a promover a cultura ética e incorporar valores que apoiem a confiança a longo prazo.

Até meados de 2026, informada por seu maior envolvimento com as partes interessadas sobre os pontos de vista, a IESBA considerará a abordagem para o desenvolvimento da estrutura FCG para orientar o alinhamento cultural das empresas e as práticas de governança relacionadas, incluindo a consideração do benefício de incluir a estrutura no Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais da IESBA (incluindo Padrões Internacionais de Independência) (Código IESBA).

Essa abordagem resequenciada reflete o papel de liderança do IESBA em responder às lacunas éticas na prática e fortalecer a confiança do público na profissão contábil, ao mesmo tempo em que reconhece que o atual contexto volátil e incerto exige maior apoio aos participantes do mercado. Este reconhecimento reflete-se também na decisão estratégica do IESBA de abrandar a emissão de novas normas, especialmente à luz dos esforços de adoção e implementação necessários para as significativas normas de ética e independência recentemente emitidas, nomeadamente em matéria de comunicação e garantia de sustentabilidade, planeamento fiscal e serviços conexos, auditorias de grupo, definição de entidade de interesse público, e transformações tecnológicas nas funções de contabilidade, garantia e finanças.

  1. A introdução do Quadro Estratégico SMART

Para aumentar a clareza, o impacto e a coerência de suas atividades, o IESBA aprovou a estrutura SMART – uma nova lente estratégica centrada nas partes interessadas para orientar seu trabalho, impulsionando a consistência efetiva e o alinhamento estratégico. SMART significa:

– Simplificação de processos e saídas;

– Mobilização de stakeholders para atuar com impacto e propósito;

– Apoio à adoção do Código IESBA em todas as jurisdições;

– Capacidade de resposta às partes interessadas face aos riscos e expectativas emergentes; e

– Ação direcionada, adaptando esforços e engajamento a diferentes partes interessadas.

Essa estrutura traduz a visão do IESBA em um roteiro operacional que moldará o planejamento, as comunicações e a coordenação entre os projetos.

  1. Diminuir o ritmo de definição de padrões: um foco reforçado no envolvimento das partes interessadas e na adoção e implementação

Reconhecendo que, para serem relevantes e impactantes, padrões robustos exigem aplicação no mundo real para impulsionar a mudança, o IESBA está intensificando seu apoio a jurisdições e profissionais que adotam e implementam o Código. Portanto, o IESBA está diminuindo o ritmo de novos padrões para permitir a consolidação de padrões emitidos recentemente, sem novos padrões significativos a serem emitidos antes de 2027. O plano atualizado coloca maior ênfase em:

– Alcance e engajamento personalizados das partes interessadas

– Mecanismos específicos para enfrentar os desafios na implementação do Código

– Revisões pós-implementação de padrões recentes significativos

– Desenvolvimento de materiais e iniciativas não autorizados e outros materiais de apoio para ajudar na implementação e aplicação de padrões emitidos nos últimos anos

– Coordenação com a IFAC e outros órgãos globais, bem como com os normatizadores jurisdicionais, para abordar as barreiras à adoção e aumentar o apoio à adoção e implementação do Código IESBA

O Plano de Trabalho IESBA atualizado 2025-2026 pode ser acessado aqui.

Fonte: Comunicação IESBA