Seminário Ucalp: presidente do Ibracon participa de evento sobre sustentabilidade e ética - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Seminário Ucalp: presidente do Ibracon participa de evento sobre sustentabilidade e ética

12 de fevereiro de 2025

Sebastian Soares esteve presente no seminário e na reunião da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP)

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, o presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Sebastian Soares, esteve em Lisboa, Portugal, para participar do seminário “Sustentabilidade e Ética: Desenhando o Futuro da Governança Global”, uma iniciativa da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp) e da Assembleia Geral, que aconteceu na sede da UCALP e Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

Seminário sobre Sustentabilidade e ética

A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas; do presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Jean Bouquot; da presidente da Ucalp e bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco; e da vice-presidente do Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea) e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim.

A anfitriã do evento, Paula Franco, ressaltou a relevância estratégica do tema do evento e pontuou a essencialidade de integração entre os países. “É um tema que discutimos em todo o mundo, que hoje em dia tem, obviamente, cada vez mais preocupações e também um ponto central na profissão dos contabilistas e dos auditores e, por isso, também hoje, aqui na nossa conferência, será o tema debatido. Um tema que nos traz preocupação sabendo que a Contabilidade e a auditoria podem ser determinantes no futuro de muitas dessas matérias. E, por isso, saber como cada um dos países está vivendo esses problemas é um dos temas centrais da nossa conferência”, explicou.

Franco ainda destacou o papel basilar da ética e a responsabilidade daqueles que possuem poder de decisão no fortalecimento da sustentabilidade. “Não há dúvida de que, quando falamos de sustentabilidade, se não falarmos de ética, é algo que nunca chegará a ver a luz ou, pelo menos, não chegará a bom porto. Por isso, a importância de ligar essas duas realidades. É algo que temos que olhar cada vez mais. A governança e tudo aquilo que diz respeito às decisões, a quem tem o poder de decisão, é fundamental para determinar este caminho da sustentabilidade que todos os países têm que fazer. Não só os países de língua portuguesa, mas todos, em todo mundo, têm que refletir sobre essa matéria. Mas, acima de tudo, é nas decisões que se está o início de tudo, de todo o processo”, apontou.

Durante o seminário foi empossado para a presidência da entidade internacional, gestão 2025-2026, o presidente do CFC, Aécio Dantas, que falou em seu discurso de posse sobre a missão da entidade internacional, de ser um ambiente de compartilhamento de boas práticas entre os países.

O evento seguiu com paineis que abordaram importantes assuntos, dentre os quais destacaram-se “Evolução e excelência na profissão: desafios e oportunidades”, “Norma de Sustentabilidade: processo de intregração e melhores práticas”, “Governança sustentável: integridade e inovação para um futuro resiliente”, entre outros temas.

No painel “A experiência do controle externo nos conselhos de profissões regulamentadas”, o presidente do Ibracon foi o mediador, participando da discussão com os painelistas Weder de Oliveira, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Tavares, juiz conselheiro do Tribunal de Contas, e Virgilio Macedo, bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal (OROC).

Para assistir ao evento, clique aqui.

Assembleia Geral

No dia 11 de fevereiro, Sebastian Soares esteve presente na Assembleia Geral da UCALP, que aconteceu na sede da UCALP e Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

Na ocasião, os bastonários presentes finalizaram o processo de constituição da Associação “União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa – UCALP” e reelegeram os novos órgãos sociais da entidade.

Fonte: Comunicação CFC e CRCSP

Por Comunicação Ibracon