Representantes do Ibracon participam do 2º Fórum CBPS de Sustentabilidade - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Representantes do Ibracon participam do 2º Fórum CBPS de Sustentabilidade

5 de junho de 2025

O evento, no formato híbrido, reuniu autoridades e especialistas para debater os avanços e desafios na implementação das normas de divulgação de sustentabilidade no Brasil

Na última terça-feira, dia 3, representantes do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil participaram do 2º Fórum CBPS de Sustentabilidade, realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), em São Paulo. O evento, no formato híbrido, reuniu autoridades e especialistas para debater os avanços e desafios na implementação das normas de divulgação de sustentabilidade no Brasil.

O Ibracon, apoiador do Fórum, foi representado por Francisco Sant’Anna, presidente do Conselho de Administração do Instituto, Sebastian Soares, presidente, Monica Foerster, membro do Conselho de Administração do Ibracon, Rogério Mota, diretor Técnico , Viviene Bauer, presidente da 5ª Seção Regional, Shirley Silva, diretora de Desenvolvimento Profissional, Ricardo Rodil, membro do GT Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP), Reinaldo Oliari, coordenador do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon e Fernanda Rivelli, gerente geral.

Na abertura oficial do evento, Sebastian Soares destacou o papel de liderança do Brasil no cenário internacional da sustentabilidade corporativa. “Acho que é um dia muito especial, esse evento não poderia acontecer em momento mais oportuno. O Brasil é o primeiro país no mundo onde o regulador determinou a adoção mandatória das normas internacionais de sustentabilidade a partir de 2026, permitindo a adoção voluntária já em 2024 e 2025. Isso demonstra nossa vanguarda e compromisso com a agenda ESG”, afirmou.

Sebastian ressaltou ainda a importância da atuação conjunta entre as entidades do sistema contábil e da Auditoria Independente para garantir a qualidade e a credibilidade das informações que serão divulgadas pelas empresas.

O II Fórum CBPS de Sustentabilidade contou ainda com pronunciamentos de importantes lideranças do setor. O anfitrião João Carlos Castilho Garcia, presidente do CRCSP, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o papel da contabilidade como protagonista na implementação das normas de sustentabilidade. “A sustentabilidade, que até pouco tempo era pauta para o futuro, agora é uma realidade. As normas S1 e S2 já estão implantadas, e todas as empresas terão que se adequar. A contabilidade assumiu um protagonismo nesse tema, na elaboração das normas, dos relatórios e também na asseguração. Estamos à frente desse processo e muito felizes de sermos protagonistas desta transformação”, destacou Castilho.

Zulmir Breda, coordenador de operações do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), também saudou os presentes e ressaltou o papel do Brasil como referência internacional:
“Divulgamos este evento para toda a América Latina, porque é do interesse que a região acompanhe o movimento que o Brasil está fazendo rumo à sustentabilidade. O sucesso do nosso primeiro fórum em Brasília nos estimulou a realizar esta segunda edição, agora em São Paulo, para seguir consolidando essa agenda”, afirmou.

Zulmir reforçou ainda a urgência das ações frente ao avanço das mudanças climáticas, lembrando que, pela primeira vez, o planeta ultrapassou o limite de 1,5ºC de aumento de temperatura média global. “Estamos todos sendo chamados à ação — cidadãos, empresas, governos. No contexto empresarial, a divulgação transparente e padronizada das informações de sustentabilidade deixou de ser voluntária: tornou-se uma exigência. O Brasil está na vanguarda ao adotar, ainda em 2023, os padrões do ISSB”, completou.

O evento reuniu representantes de entidades reguladoras, como o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, e organismos internacionais, além de profissionais da área contábil e de auditoria de todo o país.

O presidente do Ibracon foi moderador do painel “Trazendo confiabilidade” no qual participaram, como painelistas Willie Botha e Amaro Gomes, sendo Amaro, representante do Ibracon no International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), e Ken Siong, diretor do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA).

Para assistir, clique aqui.

Por Comunicação Ibracon