14 de fevereiro de 2025
Sebastian Soares participou do programa “Economia pra Você”
Nesta quinta – feira, 13, foi ao ar a participação do presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Sebastian Soares, no programa “Economia pra você” da BandNews. Com a apresentação da jornalista Juliana Rosa, Sebastian conversou, juntamente com o diretor financeiro e de relações com investidor (CFO) da Lojas Renner, Daniel Martins dos Santos, sobre os desafios e as oportunidades que a sustentabilidade oferece às empresas brasileiras.
O presidente do Ibracon afirma que a agenda sustentável é irreversível. “A sustentabilidade é uma agenda sem retorno. Mesmo que o cenário político e econômico de alguns países possa trazer desafios momentâneos, a tendência é que, a médio e longo prazo, a sustentabilidade se fortaleça, independentemente das adversidades”, destaca Sebastian, apontando que o Brasil continua sendo um líder na implementação das normas de sustentabilidade.
A Renner, uma das maiores varejistas do Brasil, também segue protagonizando na implementação de práticas sustentáveis. Daniel Martins enfatiza que a sustentabilidade não é uma tendência recente para a companhia, mas sim um valor corporativo essencial desde 2013. “Sustentabilidade é um valor para a Renner. Desde 2013, temos incorporado práticas sustentáveis em nossa gestão, e isso inclui, por exemplo, auditorias anuais para validar nossos resultados. Em 2022, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e estabelecemos metas claras para 2030 e 2050”, explica o CFO, ressaltando que a Renner acredita na conciliação entre rentabilidade e responsabilidade ambiental.
A discussão sobre o envolvimento das pequenas e médias empresas na sustentabilidade também foi abordada. Para Sebastian Soares, as empresas de todos os portes, especialmente as que fazem parte das cadeias de fornecimento de grandes corporações, precisam se alinhar às práticas sustentáveis. “Não acredito que a agenda de sustentabilidade seja exclusiva de grandes corporações. Pequenas empresas que fazem parte de cadeias de suprimentos de grandes empresas também terão que adotar práticas sustentáveis, especialmente em relação a emissões de carbono e outras exigências”, afirma o presidente do Ibracon.
O Brasil como líder global em normas de sustentabilidade
Uma das conquistas mais notáveis do Brasil no cenário internacional é a adoção obrigatória das normas de sustentabilidade a partir de 2026. Para Sebastian, essa decisão posiciona o país como um líder global e cria um padrão de comparabilidade internacional para as empresas. “O Brasil foi o primeiro país no mundo a exigir a adoção obrigatória das normas de sustentabilidade, o que coloca o país em uma posição de vanguarda. Isso representa uma grande oportunidade para o mercado de capitais brasileiro”, afirma.
Em um cenário onde as empresas enfrentam desafios econômicos, Daniel reforça que a sustentabilidade não é apenas um compromisso social, mas também uma oportunidade econômica. “Na Renner, integramos sustentabilidade em todos os aspectos de nossa operação, desde a construção de lojas mais sustentáveis até o uso de energia renovável, que é mais barata e vantajosa para o meio ambiente. Além disso, sensibilizamos nossos consumidores para que escolham produtos sustentáveis, como os feitos com materiais recicláveis ou de origem rastreável”, conclui.
O compromisso das empresas brasileiras com a sustentabilidade está longe de ser apenas uma tendência, e sim uma transformação de longo prazo que visa fortalecer a competitividade, atrair investimentos e criar um ambiente mais responsável e rentável.
Clique aqui para assistir a entrevista completa.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.