9 de janeiro de 2025
O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) será Luiz Fernando Nóbrega, dando início a uma gestão voltada para a inovação e o fortalecimento das parcerias com entidades contábeis
Para o período de 2025 a 2027, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) será Luiz Fernando Nóbrega, dando início a uma gestão voltada para a inovação e o fortalecimento das parcerias com entidades contábeis.
Com uma carreira sólida e diversificada, Nóbrega é contador formado em Ciências Contábeis em 1994, possuindo duas pós-graduações: uma em Administração de Marketing e Recursos Humanos e outra em Controladoria e Finanças. Além disso, Nóbrega detém certificações em Compliance pela KPMG e é Compliance Officer formado pela LEC – Legal and Ethics Compliance.
“Sinto-me honrado em assumir a presidência do IPC. Meu foco será fortalecer as parcerias já existentes com as entidades contábeis, trazer inovação aos serviços oferecidos e criar novas soluções que atendam às demandas da classe contábil”, afirma Nóbrega. Ele também acrescenta: “Os desafios da contabilidade são grandes, especialmente em um mundo em constante mudança. Precisamos nos adaptar, inovar e agir de forma proativa para garantir que nossa profissão continue relevante e respeitada.”
Ao longo de sua carreira, ele atuou como Perito Contábil e desenvolveu atividades na área de auditoria, abrangendo contabilidade, finanças, fiscal, tributária e trabalhista, além de compliance. É sócio de uma organização contábil e de uma firma de consultoria há 25 anos e tem experiência significativa na área acadêmica, como docente em graduações e pós-graduações nas disciplinas de Ética Geral e Profissional, Custos, Perícia Contábil, Compliance e Contabilidade Internacional. É ainda palestrante no Brasil e no exterior.
Seu histórico no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inclui posições de destaque, como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Presidente do Conselho (2012/2013) e vice-presidente de Administração e Finanças (2010/2011). Foi ainda vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) (2014/2017) e atuou como Líder da Comissão no CFC junto ao COAF para a implantação da Lei de Lavagem de Dinheiro.
Atuou ainda como vice-presidente do IPC (2022/2024) e diretor administrativo da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (2012/2025), além de ser coautor de importantes obras, como o livro “Compliance Tributário: Práticas, Riscos e Atualidades” e do “Guia Prático do Compliance: O que você precisa saber para começar” (KPMG).
Diretoria IPC – gestão 2025-2027
Conselho de Administração:
Antônio Eugenio Cecchinato – Presidente
José Aref Sabbag Esteves – Vice-Presidente
Alexandre Sanches Garcia
Carlos Alberto Baptistão
Carlos Augusto Pires
Celina Coutinho
Domingos Orestes Chiomento
Gildo Freire de Araújo
Jair Gomes de Araújo
João Aleixo Pereira
João Carlos Castilho Garcia
José Aparecido Maion
José Dini Filho
José Heleno Mariano
José Serafim Abrantes
Luiz Fernando Nóbrega
Márcio Massao Shimomoto
Marilene de Paula Martins Leite
Neusa Prone Teixeira da Silva
Sergio Prado de Mello
Victor Domingos Galloro
Diretoria Executiva:
Luiz Fernando Nóbrega – Presidente
José Serafim Abrantes – Vice-Presidente Executivo
Sérgio Prado de Mello – Diretor Financeiro
Domingos Orestes Chiomento – Vice-Diretor Financeiro
Neusa Prone Teixeira da Silva – Diretor Secretário
Conselho Fiscal:
Carlos José de Lima Castro – Presidente
Claudinei Tonon – Secretário
Ari Milton Campanhã
Conselho Fiscal – Suplente:
Ricardo Roberto Monello
Edmir Bernardino Valente
Valmir Leôncio da Silva
Fonte: Comunicação CRCSP
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.