30 de abril de 2024
Mudanças propõem, também, modernizar padrão de avaliação de competência profissional
A Federação Internacional de Contadores (IFAC) propõe mudanças nos Padrões Internacionais de Educação (IESs) que incorporam a sustentabilidade – da análise ao relatório e à garantia – em todo o treinamento de aspirantes a profissionais da contabilidade.
O CEO da IFAC, Lee White, enfatizou a importância das mudanças propostas, afirmando: “Os investidores e outras partes interessadas precisam de relatórios e divulgações de sustentabilidade que estejam no mesmo nível dos relatórios financeiros de alta qualidade e úteis para decisões que os contadores já entregam. Para estarem aptos para o futuro, os profissionais da contabilidade devem desenvolver as competências certas para atender a essa necessidade. As propostas oferecem uma estrutura robusta para que a profissão desenvolva contadores capazes de produzir, relatar e garantir informações de sustentabilidade.”
As principais propostas incluem:
– Enfatizar o trabalho com especialistas e em equipes multidisciplinares;
– Introdução de conceitos-chave de relatórios de sustentabilidade, como pensamento sistêmico, cadeias de valor e análise de cenários;
– Referenciar padrões relevantes de relatórios e asseguração de sustentabilidade; e
– Criação de uma nova área de competência de garantia e resultados de aprendizagem.
Além disso, o IFAC propôs mudanças na IES 6, Desenvolvimento Profissional Inicial – Avaliação de Competência Profissional, para modernizar a norma para se alinhar com as boas práticas atuais e esclarecer os requisitos anteriormente existentes. Isso inclui a introdução de novos princípios enfatizando integridade, autenticidade, equidade e inclusão. Essas mudanças ajudarão organizações profissionais de contabilidade, universidades e programas de treinamento a avaliar a prontidão dos candidatos para a função de contador profissional.
Para ajudar seus stakeholders e a profissão contábil a entender as mudanças propostas relacionadas à sustentabilidade, a IFAC realizará webinars globais em 21 de maio. Visite o site da IFAC para se inscrever e obter detalhes adicionais.
A IFAC incentiva todas as partes interessadas a fornecer feedback sobre ambos os conjuntos de alterações propostas até 24 de julho de 2024, usando os Modelos de Resposta disponíveis no site da IFAC.
Fonte: Comunicação IFAC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.