Internacional: IPSASB desenvolve o primeiro padrão de relatório de sustentabilidade do setor público com o apoio do banco mundial - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: IPSASB desenvolve o primeiro padrão de relatório de sustentabilidade do setor público com o apoio do banco mundial

14 de junho de 2024

O primeiro Padrão de Relatório de Sustentabilidade da IPSASB, Divulgações Relacionadas ao Clima, está agora em desenvolvimento

O International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), com o apoio do Banco Mundial, está desenvolvendo um padrão de divulgações relacionadas ao clima para o setor público.

O IPSASB, desenvolvedor de padrões internacionais de relatórios para uso por governos e outras entidades do setor público em todo o mundo, anunciou em junho de 2023 que começaria a desenvolver um padrão de divulgações relacionadas ao clima, uma novidade para o setor público. Esta norma será a primeira Norma de Relatório de Sustentabilidade (IPSASB SRS)™ do IPSASB. Ao aumentar a transparência, permitirá que governos e outras entidades do setor público tomem decisões mais informadas sobre suas contribuições para enfrentar a emergência climática, responsabilizá-los por suas intervenções e promover a confiança em seus esforços.

O Banco Mundial, uma instituição dedicada a fornecer financiamento, aconselhamento político e assistência técnica a governos de países em desenvolvimento, apoiou esta iniciativa crítica para desenvolver o primeiro SRS do IPSASB sobre Divulgações Relacionadas ao Clima. Um rascunho inicial do padrão será lançado para feedback no 4º trimestre de 2024.

Paralelamente a este anúncio, o IPSASB também publicou um Plano de Engajamento de Partes Interessadas descrevendo como as pessoas podem fornecer feedback sobre o projeto, por meio de mecanismos que já são parte central do devido processo legal do IPSASB.

“Equipar os governos com os padrões de qualidade necessários para relatar suas contribuições críticas para enfrentar a emergência climática, juntamente com outras questões de sustentabilidade, requer apoio global”, disse Ian Carruthers, presidente do IPSASB. “A contribuição do Banco Mundial fornece apoio bem-vindo à nossa iniciativa de desenvolver padrões de relatórios de sustentabilidade específicos do setor público urgentemente necessários, começando com um padrão de divulgações relacionadas ao clima.”

“A norma levará os relatórios climáticos a um novo nível e complementará os requisitos de relatórios do Acordo de Paris, que entram em vigor este ano”, disse Arturo Herrera, Diretor Global de Governança do Banco Mundial. “Muitos países não têm uma maneira de rastrear e avaliar o progresso em relação aos seus compromissos relacionados ao clima e de identificar e divulgar riscos e impactos. Isto é especialmente verdadeiro para os países em desenvolvimento, muitos dos quais estão entre os mais ameaçados pelas alterações climáticas. Ao mesmo tempo, a divulgação do SRS pode ajudar a atrair novos investimentos do setor privado. Alguns dos maiores investidores do mundo olham para o desempenho ESG para decidir onde investir. A nova norma fornecerá essas informações.”

O envolvimento da comunidade global é essencial para o desenvolvimento de padrões de relatórios de sustentabilidade para o setor público. O IPSASB continua buscando apoio para seu programa de desenvolvimento de padrões de relatórios de sustentabilidade e requer recursos adicionais para ampliar seus esforços e avançar com ritmo. Para contribuir com apoio financeiro ou de outra natureza ao IPSASB para o desenvolvimento do IPSASB SRS, envie um e-mail para Ross Smith, Diretor Técnico e do Programa IPSASB (rosssmith@ipsasb.org).

Fonte: Comunicação IPSASB