Internacional: IFRS Sustainability Disclosure Standards endossado por reguladores internacionais de valores mobiliários - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: IFRS Sustainability Disclosure Standards endossado por reguladores internacionais de valores mobiliários

27 de julho de 2023

A IOSCO solicita agora a suas 130 jurisdições membros, autoridades do mercado de capitais que regulam mais de 95% dos mercados de valores mobiliários do mundo

A Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) anunciou seu endosso às Normas do International Sustainability Standards Board (ISSB) após sua revisão abrangente das Normas.

O ISSB foi criado em novembro de 2021 para fornecer uma linha de base global de divulgação relacionada à sustentabilidade para os mercados de capitais globais.

A IOSCO solicita agora a suas 130 jurisdições membros, autoridades do mercado de capitais que regulam mais de 95% dos mercados de valores mobiliários do mundo, que considerem como podem incorporar os padrões ISSB em suas respectivas estruturas regulatórias para fornecer consistência e comparabilidade das divulgações relacionadas à sustentabilidade em todo o mundo.

O endosso da IOSCO envia um forte sinal às jurisdições em todo o mundo de que as normas do ISSB são adequadas para o uso no mercado de capitais, permitindo a precificação de riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade e para facilitar a coleta e análise aprimoradas de dados.
Espera-se que o endosso também ressoe com o crescimento nos mercados emergentes, que representam 75% dos membros da IOSCO.

O anúncio ocorre em um momento em que várias jurisdições estão tomando medidas para introduzir requisitos obrigatórios para o uso das duas primeiras normas do ISSB, IFRS S1 e IFRS S2.

O atual movimento ecoa o endosso da IOSCO às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) há mais de 20 anos, que ajudou a sustentar a ampla adoção das IFRS, permitindo que elas se tornassem uma linguagem verdadeiramente global da contabilidade — confiável para investidores e empresas em todo o mundo e aderida por mais de 140 jurisdições.

Para coincidir com o endosso, a Fundação IFRS publicou um roteiro que fornece para apoiar a adoção jurisdicional. Este documento é um precursor de um Guia de Adoção para os reguladores, que será finalizado no final de 2023.

“A adoção regulatória generalizada de uma linha de base global de divulgações relacionadas à sustentabilidade por meio dos padrões ISSB garantirá a consistência e a comparabilidade das informações que os mercados de capitais exigem. O endosso oportuno da IOSCO e o forte incentivo para que as autoridades do mercado de capitais atuem, confirmam que as normas ISSB são adequadas à finalidade. Juntamente com a IOSCO, estamos empenhados em oferecer um programa de capacitação substancial e inclusivo para colocar todos em movimento” disse Emmanuel Faber, presidente do ISSB.

“O alinhamento do cenário de divulgação de sustentabilidade e a redução da fragmentação das iniciativas são de vital importância. Trazer essa visão para a realidade exige liderança e previsão. Meus reconhecimentos à IOSCO por seu incentivo inicial à Fundação IFRS para estabelecer o Conselho de Normas Internacionais de Sustentabilidade. Agradeço também à IOSCO por sua supervisão contínua por meio do Conselho de Monitoramento da Fundação IFRS e por sua revisão completa das Normas ISSB, que levou ao endosso de hoje”, disse Erkki Liikanen, presidente do Conselho Curador da Fundação IFRS.

Fonte: Comunicação IFRS