26 de novembro de 2024
Gabriela está à frente do conselho de ética global desde janeiro de 2022
O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) tem o prazer de anunciar a recondução de Gabriela Figueiredo Dias para um segundo mandato como presidente, com início em 1º de janeiro de 2025 e término em 31 de dezembro de 2026.
Gabriela está à frente do conselho de ética global desde janeiro de 2022. Durante seu primeiro mandato, liderou o IESBA por meio de uma mudança de estratégia, incluindo iniciativas estratégicas que fortaleceram a relevância e ampliaram o impacto do Código Internacional de Ética do IESBA em questões inovadoras.
Sua liderança tem sido fundamental para o desenvolvimento de novos padrões robustos e oportunos, bem como, de liderança de pensamento sobre ética e independência para responder às crescentes necessidades do mercado. Esses novos padrões incluem os relacionados à sustentabilidade a serem lançados em breve, que estabelecerão as bases da ética e da independência como parte da infraestrutura de padrões globais para relatórios e asseguração de sustentabilidade que representam um marco na jornada do IESBA.
Outras normas inovadoras finalizadas durante o primeiro mandato de Gabriela incluíram normas que abordam as dimensões éticas do planejamento tributário e serviços relacionados, os efeitos transformadores da tecnologia nas funções de contabilidade, asseguração e finanças e independência do auditor para auditorias de grupo.
A renomeação ocorre em um momento crítico para o IESBA, pois o Conselho busca uma Estratégia e um Plano de Trabalho ousados para 2024-2027, com foco especial em duas áreas estratégicas: cultura e governança das firmas de contabilidade e exploração da extensão do impacto do Código IESBA, além de seu escopo tradicional. Prioridades adicionais incluem iniciativas para abordar tópicos como a independência do auditor em relação aos veículos de investimento coletivo e a evolução do papel dos CFOs.
O primeiro mandato de Gabriela já registrou um forte progresso em várias dessas prioridades, ressaltando o papel da IESBA como líder global no fornecimento de padrões que apoiam relatórios e tomadas de decisões éticas, transparentes e globalmente consistentes.
“Sinto-me honrada em continuar a liderar o importante trabalho que estamos promovendo no IESBA no interesse público”, disse Gabriela Figueiredo Dias. “Em tempos em que a ética é cada vez mais importante para empresas, mercados e economias sustentáveis, é essencial que nossos padrões atendam às mais altas expectativas do público. A ética não é opcional. É o alicerce da profissão contábil e da confiança pública no trabalho da profissão. Estou ansiosa para progredir na ambiciosa agenda que estabelecemos, com a colaboração crítica de nossas partes interessadas, à medida que enfrentamos os complexos desafios éticos que nosso mundo enfrenta hoje.”
Antes de ingressar na IESBA, ela foi Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e foi membro do Conselho de Administração da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) e da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA). Também atuou como vice-presidente do Comitê de Governança Corporativa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Seu profundo conhecimento e vasta experiência em regulamentação de mercado, definição de padrões internacionais, estrutura, governança legal/regulatória e supervisão de auditoria nos níveis europeu e internacional foram fundamentais para sua liderança impactante na IESBA.
Fonte: Comunicação IESBA
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.