18 de julho de 2024
O texto aborda a importância do Comitê de Auditoria (COAUD)
Hoje, 18, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque na edição número 23 do “Radar do Gestor”, publicação da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC). O texto, intitulado “Comitê de Auditoria se torna mainstream e busca o olhar dos investidores com ampliação de suas atividades”, aborda a importância do Comitê de Auditoria (COAUD) e que as atribuições do Comitê têm sido ampliadas para, também, incluir temas emergentes como análises de riscos em sustentabilidade, cibersegurança, proteção e privacidade de dados, entre outros.
O diretor Técnico do Ibracon, Rogério Mota, explica que alguns regulamentos, como o do Novo Mercado, exigem que o comitê de auditoria emita relatórios anualmente, descrevendo as atividades realizadas e recomendações ao conselho de administração.
Já Sebastian Soares, presidente do Ibracon, aborda a obrigatoriedade do COAUD em algumas instituições reguladas pelo Banco Central (Bacen) e Susep, e em todas as companhias listadas no Novo Mercado. “A despeito dessa obrigatoriedade, há um crescimento na estruturação do comitê de auditoria em companhias por causa da exigência de reguladores de outras jurisdições”, contextualiza Sebastian.
A matéria completa poder ser lida, clicando aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.