24 de junho de 2025
O texto aborda a adoção dos padrões internacionais S1 e S2 do International Sustainability Standards Board (ISSB), que tratam da divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade e ao clima
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque na matéria “Companhias adotam normas ESG em relatórios”, publicada no jornal Valor Econômico e assinada pelo jornalista Victor Meneses.
O texto aborda a adoção dos padrões internacionais S1 e S2 do International Sustainability Standards Board (ISSB), que tratam da divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade e ao clima. Embora a obrigatoriedade comece apenas em 2026, diversas empresas brasileiras já estão se antecipando e aplicando os critérios em seus relatórios.
Sebastian Soares, presidente do Ibracon, explica que, diferentemente dos relatórios GRI – que são estruturados a partir das expectativas de stakeholders como clientes, ONGs e colaboradores – os padrões S1 e S2 focam em informações financeiras materiais voltadas a investidores. Para ele, as novas normas suprem uma lacuna importante ao integrar sustentabilidade à tomada de decisão financeira, o que reforça a importância da atuação do auditor independente nesse processo.
A reportagem também destaca o papel da CVM na regulamentação da matéria por meio da Resolução 193, que define as diretrizes para empresas de capital aberto e outros agentes do mercado.
Para ler a matéria completa, clique aqui. É preciso ser assinante do Valor Econômico.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.