25 de fevereiro de 2025
Para Sebastian Soares é fundamental esclarecer as responsabilidades de cada agente no ecossistema corporativo
Hoje, 25, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil publicou, em sua coluna mensal na revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur), o artigo “Fraudes contábeis e auditorias: um debate sobre missão e responsabilidades” de autoria do presidente do Instituto, Sebastian Soares.
As recentes polêmicas envolvendo fraudes contábeis em grandes empresas reacenderam o debate sobre o papel dos auditores independentes na detecção dessas irregularidades. Para Sebastian Soares é fundamental esclarecer as responsabilidades de cada agente no ecossistema corporativo. “Ainda há muitos equívocos sobre o papel das auditorias, o que dificulta o avanço das medidas regulatórias e o aprimoramento do ambiente de negócios”, destacou.
Sebastian enfatiza que a Auditoria Independente tem como missão avaliar se as demonstrações financeiras refletem adequadamente a posição patrimonial das empresas, mas ressalta que sua atuação não constitui uma garantia absoluta contra fraudes. “O auditor fornece uma asseguração razoável com base em técnicas de amostragem e na qualidade dos controles internos estabelecidos pela empresa”, explica. Ele também defende a necessidade de aprimoramento regulatório e educacional para fortalecer a governança corporativa e garantir maior confiabilidade ao mercado.
Mensalmente, o Ibracon publicará no Conjur, um dos mais influentes sites sobre Justiça e Direito do Brasil, artigos de autoria de membros e convidados, ampliando a vocalização no âmbito dos Três Poderes, mais notadamente junto à advogados, juízes, ministros e membros do Ministério Público, público prioritário do Conjur.
O artigo já pode ser lido, clicando aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.