10 de agosto de 2026
Melissa Eufrasio Cavalcante representou o Instituto em debate sobre regulamentações relacionadas à Indústria 4.0 e ao ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na região
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil participou ontem, 6, da 83ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). O Instituto foi representado por Melissa Eufrasio Cavalcante, gerente sênior de firma de auditoria associada ao Ibracon.
Realizado na sede da Suframa e também por videoconferência, o encontro reuniu representantes do governo e de instituições públicas e privadas para discutir pautas relacionadas ao fomento da inovação, à modernização regulatória e ao fortalecimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia.
A reunião foi conduzida pela coordenadora do Capda e diretora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Cristiane Vianna Rauen, e contou também com a participação do superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, e do diretor-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, entre outros representantes.
Entre os temas apresentados estiveram atualizações de normativos e regulamentos, incluindo a Portaria Conjunta MDIC/Suframa nº 2/2026, que disciplina os relatórios consolidados e os pareceres conclusivos de auditorias independentes, além da minuta final da nova resolução de credenciamento de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incubadoras e aceleradoras.
Um dos principais pontos da agenda foi o debate técnico sobre a Portaria Conjunta MDIC/Suframa nº 4/2026, que estabelece requisitos e procedimentos atualizados para o enquadramento de investimentos destinados à elevação do nível de maturidade da Indústria 4.0 na região.
O Ibracon esteve entre as entidades convidadas a contribuir com o debate, ao lado da Eletros, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) e de federações da Indústria dos Estados integrantes da área de atuação da Suframa.
Fonte: Comunicação Banzeiro News
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.