12 de fevereiro de 2026
As mesas-redondas, realizadas no segundo semestre de 2025, reuniram mais de 240 participantes de seis continentes, incluindo auditores, reguladores, órgãos normativos, firmas de auditoria e especialistas em tecnologia
O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) publicou um resumo do feedback obtido em suas mesas-redondas globais sobre Tecnologia e Gestão da Qualidade, que analisaram como tecnologias emergentes — incluindo a inteligência artificial (IA) — estão impactando os trabalhos de auditoria e asseguração, bem como a aplicação das normas de gestão da qualidade emitidas pelo IAASB.
As mesas-redondas, realizadas no segundo semestre de 2025, reuniram mais de 240 participantes de seis continentes, incluindo auditores, reguladores, órgãos normativos, firmas de auditoria e especialistas em tecnologia. As discussões concentraram-se nos usos atuais e emergentes da tecnologia em auditoria e asseguração, nos desafios relacionados à governança e à gestão de riscos e nas expectativas das partes interessadas quanto à manutenção da confiança e da consistência no uso de ferramentas tecnológicas emergentes — inclusive ferramentas habilitadas por IA nos trabalhos profissionais. Esse processo começa com uma gestão robusta da qualidade dessas ferramentas.
“Em um momento em que o uso da IA em auditoria e asseguração está se expandindo rapidamente, as partes interessadas nos disseram claramente que consistência global e clareza prática são fundamentais”, afirmou Tom Seidenstein, presidente do IAASB. “O feedback das mesas-redondas confirma que nossas normas de gestão da qualidade permanecem robustas e baseadas em princípios, ao mesmo tempo em que destaca áreas em que orientações práticas adicionais, de caráter não obrigatório, podem apoiar uma aplicação consistente à medida que as tecnologias continuam a evoluir.”
Os participantes concordaram de forma geral, que as normas de gestão da qualidade do IAASB — em especial a ISQM 1 e a ISA 220 — fornecem uma base sólida para a gestão de riscos relacionados à tecnologia. Ao mesmo tempo, as partes interessadas observaram que o IAASB pode contribuir por meio do desenvolvimento de orientações práticas adicionais, destinadas a enfrentar os desafios associados às tecnologias emergentes.
O IAASB utilizará o feedback das mesas-redondas, juntamente com as contribuições de outras partes interessadas, para orientar seus trabalhos futuros sobre Tecnologia e Gestão da Qualidade. Em dezembro de 2025, o IAASB aprovou o desenvolvimento de material não obrigatório. Em sua reunião de março, o Board discutirá um plano de ação proposto, que inclui o objetivo e o escopo da iniciativa, a identificação de possíveis temas a serem abordados, o processo de desenvolvimento previsto e a coordenação com o International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) e outras organizações.
O relatório-resumo “Technology Quality Management Roundtables: Outcomes and Next Steps” está disponível no site do IAASB.
Mais informações sobre a iniciativa de Tecnologia e Gestão da Qualidade, incluindo atualizações contínuas, podem ser encontradas na página do projeto do IAASB.
Fonte: Comunicação IAASB
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.