23 de janeiro de 2026
– Lança o processo de planejamento estratégico para as próximas estratégias e planos de trabalho de ambos os conselhos
– Reflete uma coordenação aprofundada entre IESBA e IAASB por meio de uma consulta única e simplificada que reduz a carga para as partes interessadas
– Anuncia um calendário coordenado de consultas para 2026 para apoiar um engajamento eficaz e significativo
O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) e o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) lançaram uma pesquisa global conjunta com partes interessadas, marcando o início do processo de desenvolvimento de suas respectivas Estratégias e Planos de Trabalho (SWPs) para 2028–2031 — um período de mudanças significativas esperadas no cenário global de auditoria, asseguração ética e independência.
A pesquisa conjunta representa o primeiro passo no processo de planejamento estratégico dos conselhos e contribuirá para o desenvolvimento de seus Documentos de Consulta, cuja aprovação está prevista para o final de 2026. Ao promover uma consulta única e coordenada, o IESBA e o IAASB estão reforçando sua colaboração próxima, ao mesmo tempo em que racionalizam o engajamento e reduzem duplicações para as partes interessadas, que são convidadas a responder a uma única pesquisa, em vez de pesquisas paralelas.
A pesquisa busca contribuições de uma ampla e diversificada gama de partes interessadas, refletindo o alcance global e o papel de interesse público de ambos os conselhos. As respostas auxiliarão na compreensão de como o ambiente de auditoria, asseguração, ética e independência estão evoluindo, e de como o interesse público pode ser melhor atendido em um ecossistema global de relato em rápida transformação.
“À medida que o cenário global de auditoria, asseguração e ética continuam a evoluir, é essencial que nossas estratégias sejam informadas por uma diversidade de perspectivas das partes interessadas”, disseram Gabriela Figueiredo Dias e Tom Seidenstein, presidentes do IESBA e do IAASB, respectivamente. “Esta pesquisa conjunta reflete nosso compromisso compartilhado de ouvir atentamente, coordenar de forma estreita e assegurar que nosso trabalho continue a servir ao interesse público em um ambiente em rápida mudança.”
A pesquisa concentra-se em três áreas principais:
– Posicionamento estratégico para 2028–2031, incluindo a forma como os conselhos devem avaliar o sucesso até o final do próximo ciclo estratégico;
– Principais tendências ambientais que moldam o futuro da auditoria, asseguração, ética e independência, tais como transformação digital, desenvolvimentos geopolíticos e regulatórios, expectativas relacionadas à sustentabilidade e a evolução dos modelos de negócios das firmas de contabilidade; e
– Oportunidades para atuação conjunta ou paralela, nas quais uma coordenação mais estreita entre o IESBA e o IAASB possa ampliar o impacto e a efetividade.
As partes interessadas podem responder a todas as perguntas ou apenas àquelas mais relevantes para suas perspectivas. Todas as respostas integrarão o registro público e serão publicadas nos sites dos conselhos, em conformidade com o devido processo legal.
A pesquisa ficará aberta até 15 de maio e pode ser acessada online aqui.
Coordenação das consultas em 2026
A pesquisa conjunta também reflete um esforço deliberado do IESBA e do IAASB para coordenar suas atividades de consulta ao longo de 2026 ano que deverá concentrar um volume significativo de consultas públicas.
Embora os conselhos frequentemente consultem grupos de interesse semelhantes, reconhecem que indivíduos pertencentes a esses grupos podem responder tanto a consultas relacionadas à ética quanto à auditoria e asseguração, embora algumas questões ou temas possam ser de relevância comum para ambos os conselhos. Por meio de um planejamento cuidadoso, incluindo prazos escalonados para consultas, os conselhos buscam evitar o encerramento simultâneo de múltiplas consultas, apoiando uma participação mais eficaz e feedback de maior qualidade.
Consultas Públicas previstas para 2026 da IESBA e IAASB
Pesquisa Conjunta
– Pesquisa Conjunta de Stakeholders sobre os SWPs: 21 de janeiro a 15 de maio
IESBA
– Pesquisa sobre o Papel dos CFOs: 2 de fevereiro a 24 de abril
– Revisão Pós-Implementação do Código IESBA Reestruturado: 1º de abril a 3 de julho
– Revisão Pós-Implementação das Disposições sobre Resposta à Não Conformidade com Leis e Regulamentos (NOCLAR): 1º de abril a 30 de julho
IAASB
– Revisão Pós-Implementação da ISA 540: 17 de fevereiro a 15 de junho
– Exposure Draft para ISRE 2410 (revisada): 6 de maio a 3 de setembro
– Exposure draft para a Manutenção da ISA para Entidades Menos Complexas, 16 de julho a 29 de outubro
– Exposure draft para ISA 330, ISA 500, , e ISA 520, : 28 de julho a 15 de dezembro
Fonte: Comunicação IAASB
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.