2 de outubro de 2025
O encontro virtual destacou o papel da tecnologia, como inteligência artificial e automação de processos, na geração de eficiência e valor para a profissão
Ontem, 1º de outubro, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil promoveu o webinar “Automação Inteligente em Auditoria”, que reuniu especialistas para discutir tendências e práticas inovadoras que estão transformando a atividade de auditoria. O encontro virtual destacou o papel da tecnologia, como inteligência artificial e automação de processos, na geração de eficiência e valor para a profissão.
O painel contou com a participação de Ricardo Ruiz, especialista em Tecnologia e Inovação, e de Herton Teles, membro do Comitê de Tecnologia e Inovação do Ibracon, sob a mediação de Luís Carlos de Souza, diretor de Administração e Finanças da 6ª Seção Regional do Instituto.
Na abertura, Luís Carlos ressaltou a relevância do tema. “Esse assunto já faz parte do cotidiano das empresas e também precisa estar presente no dia a dia da auditoria. É uma pauta que o mercado espera de nós e que os próprios profissionais da área precisam abraçar com urgência”.
Ricardo Ruiz destacou a rapidez da evolução tecnológica. “Não temos como não falar de inteligência artificial. Ela veio para ficar e já está mudando a forma como as empresas trabalham, impactando diretamente a auditoria. O Brasil, inclusive, é o quinto país do mundo que mais utiliza IA”.
Já Herton Teles enfatizou o papel estratégico da tecnologia. “A automação inteligente não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Ela nos ajuda a transformar dados em análises mais profundas, permitindo que auditores concentrem seus esforços em questões de maior relevância”.
Os participantes trouxeram uma discussão importante para o webinar, que é a de preparar profissionais e organizações para acompanhar a evolução tecnológica, tornando a auditoria cada vez mais ágil, precisa e conectada às demandas do mercado.
Em breve o vídeo e os materiais apresentados durante o webinar estarão disponíveis aqui no Portal do Ibracon.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.