23 de setembro de 2025
Rogério Mota foi entrevistado pelo jornalista Victor Meneses
Ontem, 22 de setembro, o diretor Técnico do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Rogério Mota, foi destaque em matéria publicada pelo jornalista Victor Meneses, no jornal Valor Econômico, sob o título “Trump traz de volta debate sobre resultado trimestral”.
A reportagem aborda a proposta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que empresas de capital aberto passem a divulgar seus resultados de forma semestral, em vez de trimestral. O tema reacendeu discussões entre especialistas e entidades do mercado de capitais sobre os impactos da medida na transparência e na governança corporativa.
Na avaliação de Rogério Mota, uma eventual redução da frequência das divulgações não teria impacto significativo em termos de custos para as companhias, já que “as empresas já possuem estruturas contábeis capazes de gerar informações mensais para análises internas”. Para ele, qualquer economia seria marginal diante dos benefícios trazidos pela maior disponibilidade de informações ao mercado.
A matéria também reuniu opiniões de representantes de entidades como Apimec, Amec, Fipecafi e Ibri, que reforçaram a relevância da transparência na prestação de contas das companhias abertas e os possíveis riscos de assimetria de informações para investidores caso a proposta avance.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui (É preciso ser assinante do Valor)
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.