Membro do board da IFAC e presidente do CA do Ibracon participa de reunião do Board da IFAC em Pequim - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Membro do board da IFAC e presidente do CA do Ibracon participa de reunião do Board da IFAC em Pequim

17 de setembro de 2025

Francisco Sant’Anna esteve presente na reunião

Nos dias 4 e 5 de setembro, o membro do Board da International Federation of Accountants (IFAC) e presidente do Conselho de Administração do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Francisco Sant’Anna, participou de reunião do board da IFAC, em Pequim, que reuniu lideranças globais da profissão para discutir avanços estratégicos, governança e prioridades futuras. O encontro foi aberto pelo Ministro das Finanças da China, que apresentou um panorama sobre a economia do país e destacou o papel dos profissionais contábeis no desenvolvimento econômico.

Entre os principais temas, estiveram a sustentabilidade e o relato integrado, com ênfase no apoio à implementação das normas do ISSB e na capacitação de pequenas e médias firmas para atender às novas exigências. Também foram abordadas revisões das normas de ética do IESBA, incluindo o uso de inteligência artificial na profissão e questões ligadas à independência em auditoria. O IAASB, por sua vez, destacou a implementação da nova norma de Auditoria de Entidades Menores (ISA for LCE) e os desafios de cibersegurança.

A reunião tratou ainda de aspectos de governança e finanças, como sucessão de liderança, promoção da diversidade no Board, estabilidade orçamental e riscos cambiais. No campo das relações globais, a IFAC reforçou sua atuação junto a organismos como G20, ONU e Banco Mundial, além de iniciativas de advocacy para fortalecer a confiança pública e apoiar países em desenvolvimento na modernização de normas contábeis.

As perspectivas futuras apontam para o fortalecimento da integração entre relato financeiro e de sustentabilidade, maior digitalização da profissão, apoio contínuo às organizações membros e preparação para desafios emergentes, como ciberrisco e novas demandas de transparência.

Por Comunicação Ibracon